As piscinas naturais são, sem dúvida, o cartão postal de Porto de Galinhas. Saiba tudo sobre o passeio de jangada às famosas piscinas naturais.
Porto de Galinhas é um dos destinos mais bonitos de Brasil. O passeio mais famoso é, sem dúvida, o das piscinas naturais. Suas águas mornas e transparentes são repletas de peixinhos coloridos e atraem a todos. Diversão garantida para toda a família.
Neste post vou relatar com mais detalhes como foi o meu passeio às pisconas naturais, destacando os pontos positivos, negativos e dando dicas para tornar sua visita melhor que a minha.
Este é um passeio muito agradável. Mas é preciso ir nos dias certos. É imprescindível que seja feito em dia de lua cheia ou lua nova, quando a maré baixa fica próxima de 0.0.
Como depende da maré, sai em um horário diferente a cada dia. Consulte na véspera o horário da maré mais baixa do dia da visita e programe-se para chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.
Como chegar às piscinas naturais
O ponto de partida das jangadas é na Praia da Vila. As fichas (R$ 25,00 por pessoa. Preço de janeiro/2018) são adquiridas no quiosque da Associação de Jangadeiros, localizado no centro da Vila, em frente ao ponto de partida para o passeio. O passeio tem uma duração aproximada de 40 minutos.
Após adquirir a ficha, é preciso se dirigir até a praia e procurar pelos monitores que organizam as filas para embarque nas jangadas coloridas atracadas. Cada jangada tem capacidade para até 6 pessoas. Ao embarcar na jangada, você deve entregar a ficha ao jangadeiro que será o guia do grupo durante todo o passeio.
Durante o trajeto, o jangadeiro vai explicando o passeio, os locais por onde é permitido caminhar e por onde é proibido e que são delimitados por cordas, por causa da preservação ambiental. O percurso de jangada até as piscinas naturais é de cerca de 500 metros.
Ao atracar nos corais, o jangadeiro leva os passageiros aos principais pontos para tirar fotos, dá informações e conta curiosidades sobre o local.
Depois de ver as piscinas e tirar fotos, o grupo é levado até um outro ponto para uma parada para banho e fotos com os peixes coloridos. O jangadeiro empresta máscara de mergulho e snorkel para quem quiser e dá um pouco de ração para jogar para os peixes e garantir fotos incríveis.
No dia da minha visita, o nosso jangadeiro nos deu duas opções de local para banho: um onde a piscina era mais funda e outro mais raso e mais vazio. Escolhemos a 2ª opção. Foi muito divertido. Havia muitos peixes e tiramos várias fotos.
ATENÇÃO: É imprescindível levar chinelo, sandália tipo Crocs ou sapatilha de borracha para não se machucar nos corais e ouriços.
Alugar um carro pode ser uma ótima opçãoA melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.
Como ir de graça nas piscinas naturais
É possível ir de graça nas piscinas naturais. Mas o percurso é feito a pé, através de um programa da Prefeitura de Ipojuca que disponibiliza 200 senhas no posto localizado na Praça do Relógio. A travessia é feita com monitores. Mas a quantidade de visitantes é limitada. Por isso, é recomendável chegar com bastante antecedência do horário de saída do primeiro grupo, que geralmente ocorre 30 minutos antes do horário da maré baixa do dia.
Como o passeio às piscinas naturais tem uma duração curta, é perfeitamente possível conjugar ele com outra atividade. Essa parte do dia vai depender do horário do passeio das piscinas naturais.
Uma sugestão é aproveitar as águas calmas e mornas da Praia da Vila que é uma delícia. Ao lado direito das piscinas naturais há pouca estrutura de quiosques. Opte por seguir para o lado esquerdo, onde há vários quiosques com cadeiras e guarda-sóis disponíveis na areia. Basta escolher um e sentar-se. Não se esqueça de negociar com os barraqueiros antes, pois eles cobram pelas cadeiras e guarda-sol, caso não haja nenhum consumo.
Confira outros artigos com dicas bem legais, acessando nossa página completa de destinos a Porto de Galinhas.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não deixe de fazer seu comentário abaixo. Agradecemos sua participação.
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.
Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.
Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.
Estive em Porto de Galinhas agora em julho e não entendi como funciona a programa de preservação ambiental das piscinas naturais. Eles explicam que objetivando a preservação do local são disponibilizadas 200 entradas grátis para as pessoas que optam por ir caminhando/nadando até as piscinas. Todavia não há qualquer limite para as pessoas chegarem de jangada. Pagando para os jangadeiros, tudo certo! Preservação ambiental…
Estou neste momento em porto de galinhas e tive o mesmo problema da luciana. Fui impedido por uns dois babacas de chegar ate a piscina natural sem ser por jangada. Falou q ja tinham as 200 pessoas. Porem de jangada continua ir gente atras de gente. Nao tem nada de preservacao nisso ai e sim comercio e extorcao pura. Nao vou pagar 30.00 por pessoa para andar 50 metros. Muito decepcionado. Quase entramos na briga com o fiscal.
Bom dia
Aluguei um carro pois vou para porto de galinhas no dia 11/09 queria saber se eu posso ir de carro até a praia da vila (para comprar a ficha da jangada) para poder conhecer as piscinas naturais
Se tem onde estacionar o carro e o valor? Vc sabe me responder sobre isso?
Obrigada
Fabiana,
Eu não estava de carro, portanto, não me atentei pra essa questão de estacionamento. Mas em uma rápida pesquisa no google, pude observar que existem estacionamentos nas proximidades do Centrinho onde fica a Praia da Vila. Só não sei preço.