Volte no tempo conhecendo uma cidade medieval. Saiba como chegar e o que fazer Segóvia na Espanha, num passeio de bate-volta.
Localizada a 90km de Madri, a visita à cidade medieval de Segóvia é um passeio imperdível. A cidade tem um legado histórico muito importante e guarda segredos incríveis.
Foi lá, por exemplo, que Isabel I, foi coroada rainha de Castella, dando início a um grande perído de expansão espanhola na Península Ibérica. Juntamente com seu marido, o Rei Fernando de Aragão, eles ficaram conhecidos como os Reis Católicos.
Eles tiveram grande importância para a formação da Espanha, inclusive, financiando as grandes navegações. Foi durante o seu reinado que Cristóvão Colombo descobriu a América.
Por ser bem próxima de Madri, a 30 minutos de trem, o bate-volta a Segóvia se torna um passeio perfeito e muito fácil de se fazer. Contarei a seguir como chegar e o que fazer em Segóvia, em 01 (um) dia de visita.
Como chegar em Segóvia
• De carro
Para quem está com carro alugado é uma excelente alternativa. A viagem não é cansativa e as estradas são ótimas. Além disso, você fica com maior flexibilidade para sair a hora que quiser. Não precisa ficar dependendo do horário do trem ou ônibus. O acesso é feito pela A-6, seguida pela AP-6, com pedágio.
Alugar um carro pode ser uma ótima opçãoA melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.
Estacionar em Segóvia não é uma tarefa difícil. Existem vários estacionamentos espalhados pela cidade. Basta dar uma rápida pesquisada no Google Maps.
• De trem
Partindo da estação Chamartin em Madri, a viagem nos trens de alta velocidade (AVE) leva aproximadamente 30 minutos. A estação de trem de Segóvia chama-se Segóvia-Guiomar e fica um pouco afastada do centro histórico.
Para ir da estação de trem até o centro histórico, é preciso pegar um ônibus (linha 11) ou táxi na saída da estação até o ponto final, próximo do Aqueduto.
• De ônibus
Os ônibus saem a cada hora do terminal rodoviário Moncloa em Madri (acesso pelo metrô linha 3). O desembarque em Segóvia é feito na Estação de Autobuses (Passeo Ezequiel Gonzáles). A estação fica a uma curta caminhada do Aqueduto.
Essa foi a opção que escolhi, pois apesar da viagem ser um pouco mais longa, achei mais prático e econômico. A empresa que faz o trajeto chama-se La Sepulvedana e a passagem pode ser comprada na hora, no guichê da companhia.
Uma vez dentro da estação Moncloa, basta seguir a sinalização indicando a saída para Segóvia e o guichê da empresa.
• De excursão
Agora, se você é daqueles que se sente inseguro de fazer os passeios por conta e prefere não se preocupar com esse planejamento, há várias opções de passeios a Segóvia com empresas de turismo especializadas.
Já comprou seus ingressos?Não deixe para a última hora e muito menos para comprar durante a viagem. A Get Your Guide oferece um ambiente simples, seguro e com a garantia do menor preço para você comprar com antecedência seus ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências nos principais destinos do mundo, inclusive Segóvia.
O que fazer em Segóvia
As principais atrações de Segóvia são o Aqueduto Romano, a Catedral e o Alcázar. A cidade deve ser explorada a pé. Durante o percurso, deixe-se perder pelas ruas da cidade, apreciando o comércio e a arquitetura medieval. Passear pelo centro histórico dá aquela sensação de que voltamos no tempo até a idade média. Destacamos:
>> Aqueduto Romano: localizado na Plaza do Azoguejo, essa gigantesca estrutura com 167 arcos é herança do domínio romano sobre a cidade. Com cerca de 800 metros de extensão, o aqueduto foi construído no século I e está incrivelmente preservado.
A construção é considerada um ícone da engenharia romana. Foi declarado, juntamente com o centro histórico, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. Dizem que as pedras foram perfeitamente encaixadas umas sobre as outras e se sustentam pelo seu próprio peso.
Na Plaza do Azoguejo há um centro de atendimento ao turista. Lá você pode obter mais informações sobre as atrações e pegar o mapa turístico da cidade.
>> Escultura da Loba Capitolina: atravessando os arcos do aqueduto, há uma pequena praça onde vale a pena observar essa escultura que retrata a lenda de Rômulo e Remo sobre o surgimento de Roma. Trata-se de uma réplica da icônica escultura de Luperca que se encontra no Museu Capitolino em Roma. Foi um presente da Itália pela comemoração de 2.000 anos do aqueduto.
>> Mirador del Postigo: Ao lado do centro de informações turísticas há uma sequência de escadas que nos levam até a muralha da cidade. Lá de cima há um mirante, de onde se tem uma bela vista da praça e do imponente aqueduto.
Seguindo pelas ruas do centro histórico, não deixe de observar várias placas nas paredes com pequenos textos. elas explicam acontecimentos históricos da cidade. Caminhe pelas ruas observando a arquitetura das casas ao seu redor.
>> Casa de los Picos: seguindo pela Calle Obispo Gandasegui, avistamos uma construção que se destaca pela peculiaridade de sua fachada, em alto relevo. Ela é toda feita de pedra esculpida em pontas de diamante, o que dá um ar bem medieval ao edifício. Atualmente funciona no local a Escola de Artes de Segóvia.
>> Plaza de Medina del Campo/Plaza de San Martin: caminhando pela Calle Juan Bravo chegamos nesta praça onde se destaca uma estátua em bronze em homenagem a Juan Bravo. Ele era um líder rebelde que participou da guerra das comunidades de Castella contra o rei Carlos V, no séxulo XVI. Preso e decapitado, este personagem é lembrado na cidade por sua bravura. A estátua foi erguida em sua memória nos 400 anos de sua morte.
Bem próximo da estátua de Juan Bravo, observe o Torreón de Lozoya, uma torre defensiva construída no século XIV sobre um convento romano. Hoje funciona um centro cultural.
/td> |
Logo à frente está a Igreja de San Martin, construída em estilo romântico no século XII. Ao lado, avistamos o Carcel Medieval, que já foi convento, prisão, biblioteca pública e atualmente uma casa de leitura.
>> Igreja de San Miguel: localizada a poucos passos da Plaza Mayor, na Calle de la Infanta Isabel. Este foi o local onde Isabel I foi coroada rainha de Castella em 1474. Observe a placa na fachada da igreja indicando o local onde ocorreu tal fato.
>> Plaza Mayor: é o coração da cidade. Esta praça é rodeada de bares, restaurantes, cafés, lojas. Há também um coreto no centro que dá um charme a mais ao local. Ideal para uma pausa para um café e um momento de contemplação. Destacam-se Teatro Juan Bravo, o prédio do Ayuntamiento (prefeitura) de Segóvia e a Catedral de Santa Maria de Segóvia.
A Catedral foi construída em estilo gótico entre os séculos XVI e XVIII em subsitutição à anterior (que ficava perto do Alcázar), destruída por ocasião da guerra das comunidades em 1521. No interior existem várias capelas com belas obras de arte e esculturas.
Destaques: altar-mor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a Sala Capitular e os belíssimos vitrais. Lá também há um museu que guarda o primeiro livro impresso na Espanha.
Para quem tiver disposição, uma dica é subir a torre da Catedral. Eu optei por não ir (preferi subir a torre do Alcázar), mas dizem que a vista lá de cima é belíssima e vale o sacrifício de subir quase 90 metro de altura. Horários de funcionamento, preço e maiores informações no site oficial.
>> Plaza de La Merced/Iglesia de San Andres: seguindo pela Calle Marqués del Arco passaremos pelo Convento de las Carmelitas Decalzas, e pela arborizada Plaza de La Merced, onde fica a Iglesia de San Andres, construída no séxulo XII em estilo romântico.
>> Alcázar: continuando pela Calle Daoiz chegamos até a Plaza la Reina Victoria Eugenia, onse se destaca o imponente Alcázar. O castelo foi construído sobre um penhasco, no ponto mais alto da cidade, para ser uma fortaleza e serviu de moradia para os reis. Ao longo do tempo foi ampliado e modificado várias vezes. Lá ocorreu o casamento entre os reis católicos Isabel de Castella e Fernando de Aragão.
Em 1862, um incêndio destruiu parte do Alcázar. Posteriormente foi restaurado e transformado em um colégio militar. Desde 1953 tornou-se um museu.
Reza a lenda que o Alcázar serviu de inspiração para a construção do castelo da Cinderela da Disney, devido às suas torres cônicas feitas de ardósia. A visita ao seu interior faz a gente voltar no tempo à era medieval. É recomendável que a visita seja feita com áudio-guia, para enriquecê-la ainda mais (tem em português). De diversos pontos, é possível ter belíssimas vistas da cidade.
Destaques:
> Sala do trono com sua bela cúpula em estilo mudéjar e tapeçaria adornando os tronos;
> Sala da Galera com seu teto todo frisado e uma pintura retratando a coroação de Isabel I, como rainha de Castella-Leão;
> Sala dos Reis decorada com esculturas representando todos os reis da Espanha, em ordem cronológica e em sentido horário;
> Câmara Régia com as paredes todas revestidas de tapeçaria retratando cenas da vida dos reis Católicos;
> Capela com dois retábulos do século XV e XVI;
> Sala de Armas com objetos militares e armaduras;
> Torre de Juan II e a incrível vista da cidade de tirar o fôlego. Vale a pena o sacrifício de subir uma escadaria de 152 degraus em espiral.
>> Porta de San Andrés: Após a visita ao Alcázar, é hora de retornar ao ponto de partida. Volte pela Ronda de San Juan, beirando a muralha da cidade até a Porta de San Andrés, um dos acessos para a parte intramuros da cidade, que ainda se mantém preservada e foi tombado como patrimônio de interesse artístico. É possível subir na torre.
>> Bairro Judeu: Seguindo pela Calle Leopoldo Moreno chegamos até a Porta del Sol, um dos acesso para a Juderia, que pode ser facilmente identificada pelas marcações com símbolos judaicos no chão. Ali está o Convento de Corpus Christi, um interessante exemplar da influência do judaísmo e do cristianismo na cultura e arquitetura espanhola. Originariamente construído para ser uma Sinagoga, o templo foi tomado pelos cristãos no séxulo XV. Interessante o contraste dessa mistura de culturas.
>> Mirador de la Canaleja: retornando pela Calle Juan Bravo chegamos até esta área com bares e cafés e uma vista da parte baixa e região mais moderna da cidade. Ao fundo, é possível avistar as montanhas da Guadarrama.
Finalmente, descemos a Calle Cervantes, uma rua em declive, cheia de lojas até o Aqueduto, nosso ponto de partida, finalizando o passeio.
Sugestão de roteiro
Uma coisa que eu sempre faço quando planejo minhas viagens, é utilizar a ferramente My Maps do Google. Com ela, eu monto todos os meus roteiros, marcando os pontos de interesse e, durante a viagem, uso o GPS do celular para me auxiliar no deslocamento entre esses pontos já destacados previamente. É claro que para isso, eu preciso estar contectado a internet de boa velocidade para usar todos os recursos que essa ferramenta dispõe. Por isso eu sempre uso um chip internacional nas minhas viagens.
Internet no celular durante a viagemNão dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local e conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Se você observar no Google Maps a localização das atrações que destacamos acima, vai perceber que elas estão em sequência. Para montar o seu roteiro, basta seguir a ordem que propusemos, iniciando pelo Aqueduto, seguindo até o Alcázar, e voltando pela Juderia até o ponto inicial.
O que comer em Segóvia
Sempre que viajo, procuro experimentar os pratos típicos locais.
Em Segóvia, descobri que a iguaria mais famosa é cochinillo que nada mais é do que um leitão assado. Mas o processo de cozimento do cochinillo não é tão simples, para que a carne fique no ponto ideal.
Segundo a tradição, o leitão deve ser cortado com um prato para mostrar ao cliente como a carne fica macia. Vale a pena experimentar.
Dicas de hospedagem em Segóvia
A grande maioria das pessoas conhece Segóvia em um dia, num bate-volta partindo de Madri. Muitas, inclusive colocam Segóvia e Ávila no mesmo dia. Particularmente não aconselho esta última opção, pois o passeio se torna muito corrido.
Para quem tem mais tempo disponível, uma ótima alternativa é fazer um pernoite em Segóvia, podendo conhecer as atrações que destacamos com mais calma, ou mesmo incluir outras atrações no roteiro que não seria possível conhecer em um dia só.
Separamos algumas dicas de hospedagem em Segóvia:
>> Hostal Segóvia: situado a poucos metros do Aqueduto romano, este hostal dispõe de quartos com ar-condicionado, WiFi gratuito, TV de tela plana e vista do pátio interno. Algumas acomodações têm vista para o Aqueduto. Nota 8,8 (Fabuloso).
>> Hotel Infanta Isabel: localizado na Plaza Mayor, coração da cidade, este hotel fica em frente à Catedral de Segóvia e oferece excelente vista de ambas. O Wi-Fi gratuito está disponível em todas as áreas da propriedade, e os quartos, com ar-condicionado, dispõem de TV via satélite. Nota 8,8 (Fabuloso).
>> Hotel Los Arcos: este hotel fica ao lado da Estação de Autobuses (rodoviária) de Segóvia e 600 metros do famoso Aqueduto. Os quartos dispõe de Wi-Fi gratuito, frigobar, banheiro privativo. Nota 8,1 (Muito Bom).
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.
Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.
Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local, conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.
Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.
Olá, tudo bem? Eu e meu marido vamos à Segóvia e vi no roteiro de vocês que deixaram a visita à Alcazar no final. Como a visita tem hora marcada, pra que horas vocês agendaram a visita.
Obrigada
Lucimar
Olá Luciamar,
Não me recordo o horário da minha visita, mas, na época, não precisei agendar com antecedência. Inclusive comprei o ingresso na hora. Não sei se houve alguma modificação posterior.
Um abraço!