Se você quer comprar passagens de trem para sua viagem à Itália pela internet, não deixe de conferir um esquema com passo a passo que preparamos do site da Trenitalia.
Uma das grandes vantagens de comprar passagem de trem na Europa pela internet é o preço. Quanto maior a antecedência, os preços são mais em conta.
Até pouco tempo atrás era um tormento comprar passagem de trem no site da TRENITALIA, principal companhia de transporte ferroviário italiana. Não são poucos os relatos de brasileiros que tinham extrema dificuldade de conseguir comprar as passagens online.
Essa dificuldade se dava por conta da recusa do sistema da companhia em aceitar cartões de crédito emitidos fora da Europa. Outras vezes, a compra era efetivada e o valor debitado no cartão, mas o voucher não chegava por email para o comprador. Além disso, o serviço de atendimento deles era bem ruim, pois não retornavam os emails enviados.
Felizmente, recentemente houve uma reformulação no sistema da companhia e agora é possível comprar passagens pela internet com conforto, segurança e economia.
É bom destacar que a compra individual das passagens de trem só faz sentido se não for mais vantajosa a compra dos passes de trem. Os passes da Eurail abrangem diversos destinos europeus. Mas só vale a pena se você for utilizar várias vezes.
Antes de optar pela compra do passe ou das passagens avulsas, é preciso definir o roteiro para saber quantas vezes o trem será utilizado. Aí é só fazer conta.
No meu caso, o passe de uso ilimitado mais barato (3 dias) ficava bem mais caro do que se eu comprasse as passagens avulsas. Além disso, é preciso pagar mais uma taxa pela reserva do assento, providência obrigatórias nos trens de alta velocidade, com exceção dos regionais (mais lentos e paradores).
Portanto, só me restavam três opções: deixar para comprar na hora; comprar com agência de turismo; ou encarar a compra online.
Quando eu planejo minhas viagens, procuro sempre que possível fazer reservas e comprar ingressos com antecedência para não enfrentar imprevistos e filas. Portanto, a primeira opção estava fora de questão, principalmente porque a época que eu viajei (junho) era início de alta temporada e não queria correr o risco de não encontrar vagas para os dias e horários que havia planejado. A outra questão, que já mencionei acima, é o preço: quanto maior a antecedência, mais barato fica.
DETALHE: Também não adianta comprar muito tempo antes, pois as vendas só são disponibilizadas com no máximo 90 dias de antecedência.
A opção de compra com agência de turismo certamente te dá mais segurança, comodidade e garantias, mas por outro lado, é mais cara. Eu particularmente evito sempre usar serviços de agências de turismo, por dois motivos: economia e experiência.
Optei então pela compra online. Fiz a experiência de compra de uma passagem de um trecho apenas para ver se funcionava. E funcionou! Depois que vi que deu certo, comprei os outros trechos.
Vamos ao passo a passo:
1º Passo:
Ao acessar o site da TRENITALIA você tem a opção de visualizá-lo em italiano ou inglês. Mas se mesmo em inglês ficar difícil de entender, selecione a função de traduzir página para o português do Google.
Atente para as opções no canto superior esquerdo: “LE FRECCE” ou “TUTTI TRENI”.
Os “frecce” são os trens de alta velocidade, mais caros que os regionais e que exigem reserva de assento. São basicamente três tipos: Frecciabianco, Frecciarossa, Frecciaargento. O último é o mais rápido e mais confortável, mas os tês tipos são velozes. Se você selecionar a opção “TUTTI TRENI” aparecerão os outros tipos de trens além dos "frecce".
Marque a opção “Andata” (ida) ou “Andata e ritorno” (ida e retorno);
Coloque a estação de partida e chegada. Deve ser escrito em italiano: Ex: Firenze, Venezia, Padova, Bologna, Milano, etc;
Obs: Fique atento para a variedade de estações em algumas cidades. Ex: Em Roma, há o Termini e Tiburtina; em Florença, há o Campo di Marte e Santa Maria Novella, em Veneza, há Venezia Mestre e Venezia S. Lucia, etc. Você precisará saber qual estação melhor lhe atenderá de acordo com o hotel que você pretende se hospedar.
Selecione a data e quantidade de bilhetes.
IMPORTANTE: No campo “Ora”, coloque “0” pois na tela seguinte irá mostrar todos os horários disponíveis no dia. Se não alterar, o sistema colocará automaticamente a hora da pesquisa e isso interferirá no resultado da busca, pois só serão exibidos os horários disponíveis a partir daquele que consta no campo.
Obs: Há um campo novo para pesquisa rápida (Ricerca rapida) em que é mostrado um mapa e você clica na cidade desejada, sem necessidade de digitar o nome. Pode facilitar para quem não sabe ainda escrever os nomes das cidades em italiano.
Na minha simulação, eu selecionei as opções de frecce, somente ida, para o trecho Firenze (S.M. Novella) – Venezia (S. Lucia), no dia 01/07/14, a partir das 0h.
Avance até a próxima tela (CERCA).
Ainda não reservou seu Hotel?A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.
2º Passo:
Nesta tela, aparecerão as opções disponíveis com horários de partida e chegada, duração da viagem, tipo de trem e preço.
No canto inferior da tela, há opção de visualizar mais horários (soluzioni successive), além de outras opções de trens (tutte le soluzioni).
Ao selecionar (seleziona) o horário escolhido, abrirá uma tela com as opções de preços disponíveis.
Na parte superior é possível alterar o local de partida e destino, dia, horário e tipo de trem.
Há também a opção de escolha de 1ª classe ou 2ª classe.
Para a data que escolhi, não havia opções de tarifas econômicas, pois estavam esgotadas (exaurita). A tarifa BASE é o valor que normalmente se paga no guichê da companhia para quem compra na hora. Essa tarifa é aquela flexível, em que se pode alterar data, ter reembolso, mas é mais cara. As econômicas possuem algumas restrições e esgotam mais rapidamente.
Há um ícone redondo ao lado de cada uma delas com um símbolo “i” onde é explicada a diferença entre elas.
ATENÇÃO para a opção “SCELTA DEL POSTO” (marcação de assento), na parte inferior, que deve ser marcada para que você escolha seu assento. Se não selecionar essa opção, o sistema escolherá seu assento aleatoriamente.
Clique em CONTINUA.
3º Passo:
Agora é hora de marcar o assento. Observe a direção da frente do desenho do trem para saber se você vai viajar “de frente” ou “de costas”.
Perceba que entre alguns assentos há uma barra cinza. Nesses assentos, os passageiros ficam de frente um para o outro. Ex: Assentos 7A e 8A.
Se não tiver essa barrinha cinza, é porque os assentos ficam um atrás do outro. Ex: fileiras 1, 2 e 3.
Observe também que há um espaço maior entre as fileiras 6 e 7. Normalmente é ali que fica o espaço para malas maiores que não cabem no compartimento superior de cada assento. No meu caso eu procurava me sentar o mais próximo possível desses locais e de frente para eles, para ter visão da minha mala. Apesar de não serem muito comuns furtos deste tipo, é sempre bom ter cautela.
Afinal, a cada parada, é um entra e sai de passageiros, e no tumulto, nossa mala pode acabar sendo “carregada por engano”. Uma sugestão é levar corrente e cadeado. Confesso que levei, mas não achei necessário utilizar, pois a minha mala estava bem pesada e quem quer que pensasse em furtá-la, teria grande dificuldade em sair do trem com tanta rapidez sem ser notado.
Os assentos em verde são os disponíveis.
Ao selecionar o seu assento, ele fica laranja.
No meu caso, selecionei o assento 6B do vagão nº 4 (carrozza 4).
Clique em CONFERMA.
Já contratou o Seguro Viagem?Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05.
4º Passo:
Nesta etapa, você visualizará as informações da sua viagem.
No campo “Passeggeri’, você deve preencher os seus dados: nome, sobrenome, telefone, email. Ignore os campos ”Codice Azienda”, “Codice CartaFRECCIA” e “Servizi Accessori”. Se forem mais de um passageiros, aparecerão outros campos para preenchimento dos respectivos nomes.
No campo "AUTENTICAZIONE", clique na opção “Non sono registrato”. Observe que NÃO É NECESSÁRIO SE CADASTRAR no site para CONCLUIR a compra. Apenas há uma informação de que não será emitida fatura (nota fiscal) para compra feita por quem não é cadastrado. Isso não faz a menor diferença!
Preencha novamente seu nome, sobrenome, email e telefone. Esses dados são importantes, pois você receberá um email com o voucher e o código da compra e receberá no calendário do seu celular um alerta de viagem. Muito legal isso!
Selecione a opção de pagamento.
Clique no quadradinho no canto inferior esquerdo para aceitar as condições.
Clique em CONTINUA.
5º Passo:
Neste campo você deverá preencher os dados do seu cartão de crédito. O cartão que utilizei era Mastercard Platinum e fui direcionado para o site do meu banco, onde informei o código do meu token e confirmei a compra.
Se seu cartão for aceito, em poucos instantes, aparecerá a tela de confirmação da compra.
Internet no celular durante a viagemNão dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local e conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Último passo:
Em seguida você receberá um email com o arquivo em pdf com todos os dados da compra e o código PNR.
Segundo informação do site, basta que você leve este código anotado para o caso do fiscal solicitar o seu comprovante. Por garantia, eu levei o voucher impresso mesmo.
Considerações finais:
Faça sua compra por partes. Evite comprar todos os trechos numa única operação.
Não é preciso pagar mais nenhuma taxa pela reserva do assento, como ocorre com os passes de trem.
Não há necessidade também de se validar o bilhete comprado pela internet nas maquininhas da TRENITALIA.
Apesar de ter lido que muitas vezes não havia fiscal conferindo os bilhetes, em todas as ocasiões fui abordado por fiscal que solicitou meu bilhete.
Os trens de alta velocidade costumam ser pontuais. Já os regionais nem tanto. Fiz um trecho Pisa-Florença, que aliás comprei na hora, sem problema algum, mas houve atraso de cerca de 30 minutos.
E LEMBRE-SE: os bilhetes comprados na hora precisam ser validados numa maquininha como essa ao lado. Procure por uma delas espalhadas pelas estações de trem.
Espero que estas informações ajudem nossos leitores e tirem o medo de comprar as passagens de trem pela internet.
Se você já teve experiência boa ou ruim com a TRENITALIA, compartilhe com a gente.
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.
Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.
Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados na Europa com chip local, conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.
Vou dar um passeio na Itália mês que vem! Valeu pela dica e boa sorte!
Olá Nathanael,
Espero que tenha ajudado!!
Depois retorne para contar sua experiência!
Boa viagem pra vc.
Um abraço
Vinícius: Meus parabéns; Excelente matéria, didaticamente exposta com gravuras…sensacional; Viajar de trem é bem diferente pros brasileiros, que acabam por cometer vários erros, equívocos, gafes, que geralmente são (e devem) ser encaradas como naturais, fazem parte de uma viagem, mas que podem atrapalhar bastante também; Então esse post acaba por se tornar um serviço informativo e tanto.
Abraços e sucesso.
Jeverson,
Muito obrigado pelo elogio. São depoimentos como o seu que fazem a gente se emprenhar cada vez mais no blog.
Sempre que escrevo minhas matérias, procuro dar um enfoque o mais didático possível para que nossos visitantes possam ter um pouco mais de facilidade do que eu tive quando planejei minha viagem.
Um grande abraço.
Na hora de digitar o nome do passageiro digitei errado. Há como corrigir? Eles conferem os nomes?
Olá Fernanda.
Ninguém me pediu passaporte para conferir o nome com o do bilhete. Acho que não haverá problema.
Um abraço.
Boa Noite, Vinícius!
Como corrigir o nome que foi digitado errado no bilhete?
Grata
Cleide
Olá Cleide,
Ninguém me pediu passaporte para conferir o nome com o do bilhete. Acho que não haverá problema.
Abçs
Olá Vinicius,parabéns pelo blog,muito legal mesmo. Vou para Italia em novembro,queria dar uma esticada no Bernina express mas não estou achando passagens de trem para lá, pelo menos direto a Tirano,não sei se vc pode me ajudar,se puder fico agradecido,abraço.
O Bernina Express é um trem da ferrovia suíça, que liga a cidade italiana de Tirano a St. Moritz (Suíça). Pelo que andei pesquisando, acredito que você só consiga comprar o bilhete pelo site da Cia suíça ou pelo do Bernina Express.
Não há possibilidade de comprar a passagem para esse trecho pela Trenitalia.
Um abraço.
Olá Vinícius!
Muito bom o seu post, mais bem-explicado impossível!
Comprei já minhas passagens de trem na Itália. Vi seu post depois de comprar – no fim das contas não coloquei o nome dos passageiros em nenhuma (mas de qualquer modo, o site rodou assim mesmo). Espero que não dê problemas – a gente fica com um bocado de receio na primeira vez não é mesmo?
Queria apenas tirar uma última dúvida contigo: eu imprimo os vouchers das passagens e levo comigo. Aí quando chego na estação de trem não preciso imprimir tickets ou algo assim? Só o Voucher resolve tudo? É fácil encontrar a plataforma que o trem vai parar?
Desculpe pelo monte de dúvidas; desde já, agradeço a atenção
Parabéns pelo blog
Tiago
Olá Tiago,
Realmente a gente fica apreensivo sim; as dúvidas são inúmeras, mas no final das contas dá tudo certo. Isso é porque estamos indo pela primeira vez para um lugar desconhecido. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças não.
Vamos às dúvidas:
Não é preciso imprimir outro ticket no guichê da companhia. Basta levar o código do seu bilhete, ou o próprio voucher impresso. Os bilhetes comprados pela internet não precisam ser validados. Uma vez dentro do trem, o fiscal solicitará seu voucher para conferir;
A localização das plataformas é muito simples. Você deve procurar pelo letreiro indicando o número do seu trem e o número da plataforma para onde você deverá se dirigir. Geralmente 20 minutos antes da partida aparece o número da plataforma.
Não hesite em fazer mais perguntas. Nosso objetivo é exatamente esse.
Espero ter ajudado,
Boa viagem!
Parabéns pelo depoimento e pelas dicas! Muito, muito legais!
Tenho uma dúvida. Eu queria comprar o passe de trem para dez ou quinze viagens apenas dentro da Itália.
(Chego em Veneza, depois vou para Verona, Milão, Florença e Roma.)
Acha melhor pegar o pacote da Trenitalia ou da Eurail?
Abraço!
Agradeço desde já.
Ola! Confesso que li e reli esse post por muitas vezes e lendo achava que nao fosse me estressar tanto ate porque esta super bem explicado e detalhado. Porém eu tinha 5 passagens de trem para ser compradas pela trenitalia para agora em outubro e ja fazem 3 meses que vejo nessa mesma peleja, ja “perdi” dois cartoes de credito, pois sempre que efetuo uma compra quando vou efetuar a segunda pra passar com o mesmo cartão nao é mais possivel, pois diz que a transacao nao foi efetuada e que eu procure o meu banco para desbloquear o cartao. Quando procuro o banco faço todos os procedimentos possiveis que o atendente me pede e na boca dele ja esta tudo ok, quando tento novamente dar a mesma mensagem, e ainda quando recebo minha fatura vem discriminado varias taxas de IOF e de compras internacionais desconhecidas, resumindo, ligo pra o banco pra saber de que foi e recebo a noticia de que meu cartao foi clonado e que pra minha maior segurança eles me mandarão outro novo que virá sem problemas para compras em sites internacionais. Uso novamente e la se vem aparecendo a mesma mensagem. Uso um terceiro cartao, de um banco diferente e passo a segunda passagem de trem, novamente quando vou tentar passar a terceira passagem(do terceiro trecho) acontece o mesmo problema que aconteceu com o primeiro cartao usado. Ai como fico? O que faço? Fazem 3 meses que venho me estressando com essas passagens e ja perdi todas as tarifas “Minis” e os horários que eu queria também não aparecem mais. É um verdadeiro estresse lidar com esse site! Nao teria uma forma mais simples de efetuar a compra de varios trechos em uma so? Pra ter q usar o cartao apenas uma vez e nao correr esse risco novamente? Preciso de um pouco de urgência nessa resposta 🙁
Olha,
sei que pela Eurail você consegue comprar um pacote com X passagens e na Trenitalia também.
Resta saber qual seria melhor, como perguntei acima.
Compare preços, tipos e opções de trens…
Exatamente Vicente,
Nesse caso, você deverá consultar as duas opções e ver qual a que apresenta o melhor custo-benefício.
Um grande abraço!
Lilian,
Que martírio, heim!
Infelizmente não posso te dizer o que houve, pois cada cartão de crédito funciona de uma maneira. Lamento que você tenha tido tantos contratempos. Como eu disse no post, comigo foi super tranquilo.
No caso do meu meu cartão, às vezes, quando faço alguma compra internacional, eles me ligam para perguntar se fui eu que usei e diante da minha resposta eles autorizam o débito.
Pela sua narrativa, a primeira compra é feita sem problema. É na segunda que o cartão bloqueia, certo?
Tente fazer uma experiência comprando todas as passagens numa única compra para ver se funciona.
Espero que consiga.
Um abraço.
Boa tarde. Eu tenho que comprar vários trecho e queria comprar todos de uma vez, mas não vejo opção no site para comprar outras passagens antes de concluir o pagamento. Como eu faço? Obrigada pelas dicas!
Olá Patricia.
Eu prefiro fazer as compras em separado. Seguido esse passo-a-passo, você não vai se enrolar.
Um abraço
Boa noite.
Consegui comprar a passagem mas, quando recebi a confirmação no email vi que a data está errada (um dia depois da data que eu quero). Durante o processo conferi várias vezes e estava tudo certo, acredito que tenha sido um erro do sistema. O que faço? Compro outra passagem? Comprei a econômica, não sei se tem direito a reembolso…
Grata,
Marina
Olá Mariana,
Acho que nesse caso, o melhor a fazer é entrar em contato com a Trenitalia por email e tentar alterar a data. Explique que conferiu tudo antes de fechar e que foi erro do sistema.
Quem sabe eles não alteram a data?
Boa sorte
Muito boa a matéria!! Super ajudou na compra dos trens!
Fico feliz que tenha sido útil para você, Talita!
Um abraço.
Parabéns pelo blog!
Os bilhetes adquiridos na internet são pessoais e intransferíveis ou posso passar para outra pessoa? Pergunto isso pois havia comprado bilhete de Firenze para Veneza para uma data de Novembro e acabei alterando a data dessa viagem. Como não posso trocar a data na trenitalia, em razão da categoria comprada (econômica), queria saber se posso repassar o bilhete que estaria “perdido”? Eu vi que não conferem o passaporte com o nome impresso no bilhete, mas não sei se há uma regra quanto a isso.
Obrigado!
Olá Leonardo,
Realmente eles não conferem o nome do bilhete com o passaporte.
A rigor, não vejo problema em repassar o seu bilhete, mas sugiro que entre em contato por email com o SAC da Trenitalia para se certificar a respeito e para saber se há necessidade de oficializar a transferência.
Um abraço e boa sorte!
Olá Vinícius,
Parabéns pelo site! Ele é bem explicativo e ajudou bastante.
Comprei bilhetes no Trenitalia mas ainda tenho uma dúvida, acredito que seja boba mas tem me preocupado por ser a primeira vez que faço compras de trem pela Europa.
Bom, é o seguinte: fiz o procedimento igual ao seu e escolhi os lugares no trem. Nesse caso, aquela reserva que é obrigatória já foi feita automaticamente ou ainda preciso confirmar essa reserva dos lugares?
Agradeço a ajuda desde já,
Bruna
Olá Bruna,
Não é preciso fazer mais nada. A reserva dos assentos já foi feita no momento da sua compra. É só embarcar no trem e apresentar o voucher (ou o número do bilhete) ao fiscal quando for solicitado.
Um abraço.
Vinicius
Olá Vinicius.
Parabéns. Informações muito boas e claras para quem quer viajar de trem na Itália. Obrigada.
Tenho apenas uma dúvida. Vc sabe porque os trens da Italo são muito mais baratos que os da Frecciargento? Estou procurando 1a classe e, no site da RailEurope verifiquei a diferença enorme. No site da Trenitalia ainda não consigo comprar pq ainda não abriu para a epoca que vou.
Abraços e mais uma vez parabéns pelo excelente serviço prestado.
Obrigado Maristela!!
Realmente não cheguei a pesquisar os preços da Italo.
Mas como ela é concorrente da Trenitalia, acredito que seja por isso que o preço é mais barato.
Abraços!
Olá! Maristela, sobre os trens da Italo, estava procurando ainda agorinha uma passagem de Veneza St. Lucia a Roma Termini e para o dia que escolhi os dois estavam o mesmo preço (29 euros por pessoa). Espero ter ajudado. 🙂
Vinicius, parabéns pelo post, super completo! Vc sabe se dá para pagar com PayPall comprando pela Trenitalia? Valeu! =)
OBS: Acabei de comprar no Trenitalia, com Paypal! Tudo certo e ótimo! Agora é só esperar a viagem!!! Com mta ansiedade, claro… rsrs…
Desculpe não ter respondido a tempo Juliana.
E obrigado por retornar para prestar essa importante informação.
Um grande abraço e boa viagem!
Caro Vinicius: Parabéns pelo dom de de escrever e transmitir de forma tão simples o que nós pobres mortais achamos muito difícil e complicado. Obrigado pelas dicas
Abç
Obrigado Claudair!
Fico feliz que esteja ajudando a tantos leitores!
um abraço
Valeu a dica, me ajudou muito…
Obrigadíssimo.
De nada Tânia!
Muito obrigada!
Suas dicas foram muito valiosas, eu e meu marido estamos indo para Itália e vamos para vários lugares como é a primeira vez estávamos meio perdidos e você nos deu uma luz.
Desde já agradeço, seu blog é ótimo. Eloisa
Eloisa,
Obrigado pelos eligios!
Fico feliz que o post tenha lhe ajudado.
Uma ótima viagem pra você!!
Olá Vinicius!
Parabéns pelo blog. Gostaria de saber se há diferença em comprar pela tremitalia.com.br e pelo site oficial da trenitalia.com.
Obrigada!
Olá Dyacuy,
Não conheço este site que você mencionou.
Meu relato é todo com base no site oficial: http://www.trenitalia.com, de modo que não tenho como afirmar se da no mesmo.
Abraços.
Olá tudo bem? Estou com a mesma dúvida, vi em um outro blog que eles são autorizadas no Brasil, mas mesmo assim fico com medo, queria saber se você comprou e se deu certo! Obrigada!
Olá Giovanna,
Como falei, eu não comprei minhas passagens pelo site brasileiro, de modo que não posso fazer nenhum comentário sobre ele. A experiência que relatei no post foi toda com o site http://www.trenitalia.com.
Abçs
Olá Vinicius.
Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se podes me ajudar, a primeira é com relação ao voucher, comprei quatro passagens e enviaram apenas um voucher para os quatro lugares, desta forma preciso imprimir quatro vias, ou apenas anotar em um papel o nº PNR?
Outro detalhe é com relação a bagagens, estarei levando um mochila e uma mala média, existe algum serviço para despachar a mala como em ônibus e aviões?
E por fim, já fiz as compras de todas as passagens que pretendo fazer, as datas são para Abril, entretanto a ultima passagem eu gostaria de alterar apenas o horário, mas quando clico onde esta especificado para modificar a mesma nada acontece, já aconteceu com você ou alguém que tu conheça?
Grato
Eduardo Borges
Olá Eduardo,
Você não precisa imprimir o voucher quatro vezes. Basta uma. O que eles vão pedir é o número da reserva (PRN).
Não há serviço de despacho de bagagens. Cada um cuida da sua tanto no embarque, quanto no desembarque. As malas vão dentro do vagão num espaço próprio. Mas nem sempre você conseguirá sentar-se próximo ou em frente a ela. Sugiro levar cadeado e corrente caso não se sinta confortável se ficar distante delas.
Com relação à alteração de data, é preciso verificar que tipo de passagem você comprou. Normalmente as econômicas não são reembolsáveis nem admitem remarcação de horário. Aí é preciso verificar as condições da sua compra diretamente com eles pelo SAC, no site ou por telefone.
Abraços.
Vinícius:
Pretendo fazer uma viagem pela Itália, começando por Roma e terminando em Milão. Não poderia deixar de parabenizar e agradecer as explicações dadas por você. Acredito que terei um pouco mais de facilidade para a compra das passagens de trem. Deixarei para comprar na Itália algumas de trechos pequenos como: Firenze a San Gimignano, Firenze La Spesia, e La Spezia Cinque terre.
Grande abraço: Vitor Cesar
Obrigado Vitor!
Fico feliz de poder ajudar no planejamento de sua viagem.
Você está certíssimo. Pode comprar as passagens de trechos pequenos na hora pois as viagens são regulares e não tem necessidade de reservar assento.
Eu fiz a mesma coisa.
Aguardamos seu retorno com os relatos de sua viagem!
Abçs!!
Oi, Vinícius, não consigo marcar os assentos no site da Trenitalia de jeito nenhum, não sei se tô fazendo algo errado… Marco a caixinha “voglio scegliere il posto” e clico em “continua”, mas volta pra tela que eu já estava. 🙁
Vc tem ideia do que pode estar acontecendo? Já desbloqueei o pop up e nada…
Não sei o que pode estar errado Anni, se você estiver seguindo o passo-a-passo direitinho.
Qual o trecho que você está tentando comprar?
Vinícius, deu certo! Acho que era erro do sistema. Tentei no outro dia e tudo correu normalmente. Obrigada!
Que bom!!!!
Abs
Comprei vários bilhetes e no último errei o sobrenome do meu cônjuge. Comi duas letras. eles conferem o nome das pessoas com passaporte? Poderemos ter algum problema?
Olá Ana,
Comigo eles não conferiram o nome do bilhete com o passaporte. Acredito que não haverá problema.
Boa sorte!
Obrigada, Vinicius!
Ajudou bastante!
Parabéns pela iniciativa.
Abraço.
Obrigado Angélica,
Quem bom que foi útil pra você!
Olá, Vinícius! Obrigada pelo post! Me ajudou bastante!
Só queria tirar umas dúvidas: Eu sempre comprei passagens de trem pelo raileurope.com, mas como essa viagem é só dentro da Itália, resolvi apostar nesse site que você descreve. Você acha que dá muita diferença entre esses dois sites?
Outra coisa, meu trajeto será Roma -> Veneza / Veneza -> Verona (day trip) / Veneza -> Milão. A passagem Veneza -> Verona tem necessidade de ser comprada antes também, ou na hora dá pra comprar? Pergunto isso por que vou em agosto, o período mais cheio, e tenho medo de não conseguir comprar na hora… Se eu preferir comprar antes, você acha que dá muita diferença de preço?
Obrigada desde já!
Olá Ana Paula,
Eu nunca comprei na Raileurope. Faça uma simulação nos dois sites e veja o que vale mais a pena.
Em relação à compra com antecedência, quanto mais cedo você comprar, conseguirá as passagens mais em conta. Se deixar para a última hora, encontrará as tarifas mais caras. Fora o risco de não encontrar mais passagem no horário que melhor te atenda.
Tenha em mente que muita gente faz o mesmo que você e se você deixar pra comprar na hora, pode não conseguir o melhor horário. Imagine se você está programando um “day trip” em Verona e não consegue passagem para ir cedo? Você acaba perdendo o seu dia.
Espero ter ajudado.
Olá. Comprei 03 passagens no trem de Milão p veneza, porém não abriu opção de colocar o nome dos outros passageiros. Vc acha que tem problema?
Como vai Sara!
Olha,creio que não haverá problema.
Ninguém me pediu passaporte para conferir o nome com o do bilhete. Eles so conferem se há um bilhete paea cada passageiro e se o mesmo se refere aquele trecho.
Um abraço.
Olá!! Parabéns pelo site!!!
Estou tentando fazer uma compra de passagem de Florença para Sta Marguerite Lígure, via La Spezia (um trecho Frecciabianca e um trecho regionale) e, apesar de me disponibilizar os horários e o preenchimento dos formulários, quando vou efetuar o pagamento, retorna o código de erro “938”… já fiz comprar para outros trechos, mas somente nesse não consigo finalizar! Por gentileza, help!!!
Obrigado Robson!!
Não sei que erro é esse?
Você já tentou entrar em contato com o SAC da Trenitalia?
Tente fazer a compra dos trechos separadamente.
Abçs
Gostaria de te consultar,
Devo me preocupar se o site me retorna com esta resposta: Per questa tipologia di treni non sono prenotabili posti a sedere.?
Olá Marilda,
Parece que o tipo de reserva que você fez (ou está tentando fazer) não permite reserva de assento.
Vinicius, muito obrigada por compartilhar estas informações! Esta me ajudando muito.
Eu fiquei com uma dúvida quanto a tarifa “Cartafreccia Special” que está bem mais barata…pelo que entendi do site, basta se cadastrar como usuário para receber esta “carta”. Você tem conhecimento deste desconto?
Obrigada
Karina
Olá Karina,
Desconheço essa tarifa “Cartafreccia Special” pois, como informei na matéria, não me cadastrei no site quando comprei as passagens.
Abraços!
Olá, Vinícius.
Descobri o seu blog e estou achando super legal, obrigado. Gostaria de te fazer uma pergunta: para quem quer viajar em torno de 25 dias na Itália, ficando, a princípio, na Região da Toscana e terminando em Roma, você teria alguma dica se vale mais a pena comprar passagens de trem pela trenitalia ou por alguma dessas que vendem passe? Ou melhor, seria melhor comprar por trecho, à medida que vou programando a viagem, ou usar o passe que dá direito a viagens sem me preocupar com os trechos antecipadamente? Por último, sem querer abusar da sua boa vontade, se você tem alguma dica de trajeto que dure esses dias e nessas regiões.
Desde já, te agradeço a atenção.
Um abraço.
Olá Sérgio,
Que bom que o blog está te ajudando!
Sobre a sua dúvida em relação ao passe ou passagens avulsas, você precisa ter noção de quantas viagens pretende fazer de trem para saber qual das opções vale mais a pena. Não tenho como lhe dar essa informação sem saber quantos trechos você precisará.
Sobre as dicas de roteiros, nós temos um vasto conteúdo sobre a Itália no blog. Especificamente sobre a região da Toscana anda não fizemos. Mas acho que temos material suficiente para você começar a se planejar e há muito trabalho pela frente.
Grande abraço!
Oi, Vinícius, obrigado pelo retorno.
Na verdade, existe uma questão anterior: vale a pena ficar baseado em uma cidade “central” e fazer viagens para as cidades próximas ou ir de cidade em cidade e me hospedando em cada uma delas. De qualquer maneira, nas duas opções o deslocamento pode ser de trem ou carro. O que você acha mais interessante e conveniente? Ficar em uma cidade e fazer deslocamentos para as outras cidades ou ir de cidade em cidade, mudando de hotel? E nesses deslocamentos, baseados em uma cidade central ou não, você acha melhor fazer de carro ou de trem? Será que compliquei?
Um abraço.
Sérgio.
Sergio,
São estilos de viagem bem diferentes. Não existe uma mais conveniente que a outra. Vai depender do seu objetivo.
A Fernanda, nossa colaboradora no blog, fez uma viagem para a Itália e fez vários bate-voltas partindo de Florença como cidade-base na Toscana. Ela fez tudo de trem.
Uma outra opção é fazer de carro conhecendo as cidades ao longo do trajeto. Eu particularmente tenho planos de fazer essa segunda opção um dia…
O primeiro passo é escolher qual o estilo de viagem que melhor lhe atende.
Abraços!!!
Você tem razão. Preciso definir um plano de acordo com o que pretendo.
De qualquer maneira, valeu pelas dicas do blog.
Forte Abraço.
Sérgio.
Acabei de comprar duas passagens na segunda classe de Ventimiglia para Roma, no Intercity. No bilhete, que contém o código de reserva está escrito “NON VALIDO AI FINI FISCALI”. Significa que não é válido para o Fisco italiano ou que não é válido para ser apresentado ao fiscal? Obrigado desde já!
Roberto,
Significa que não tem validade como nota fiscal.
Você irá apresentá-lo normalmente para o fiscal da companhia e ele irá conferir o número da reserva.
Abraços!
Muito obrigado, Vinícius!
Outra dúvida: as nossas passagens foram marcadas de Roma pra Veneza 5D e 6D, “Finestrino isolato”. O que significa isso? Que vamos sentar separados? Podemos mudar isso? Obrigado mais uma vez!
Roberto,
Os assentos 5D e 6D são os da janela (“finestrino”). Eles podem estar de frente um para o outro se entre eles tiver uma barrinha cinza como expliquei no post. Se não, ficará um atrás do outro ou de costas. Depende do trem e do vagão. Não tenho como saber. tem que ver como está no seu mapa de assentos.
Sobre a possibilidade de troca do assento, não tenho certeza, tente acessar sua reserva no site da cia pra ver se há essa possibilidade.
E depois volte pra nos dizer!!!
Abraços!!
Vinícius, muito fera esse passo a passo.
Estão exigindo preencher “Carta FRECCIA PASSAGGERO 1 E 2 ao selecionar o valor da passagem…O que é isso? Tem como eu ignorar essa informação?
abraço
OI Vinícius, acho que descobri…parece ser um preço especial para uso exclusivo do cartão deles.
É isso mesmo Sandro,
Tenho a impressão de que é algo semelhante a um programa de milhagem, para quem tem o cartão deles.
Pode ignorar.
Abraço!
fiz a compra com sucesso. Obrigado por detalhar tantas dicas, inclusive na escolha dos assentos(Fundamental).
Abraço
Oi! Parabéns pelo blog. Adorei.
Estou super precisando de uma luz e acho que você pode me ajudar 🙂
Comprei diversas passagens pela Trenitalia de uma vez, e no dia da compra o site estava travando com frequencia, acabei comprando a ida para Veneza mais tarde do que eu gostaria.
Não consigo alterar o horario pelo site, será que diretamente na estação eu consigo fazer esta alteração ou devo comprar outra passagem?
Estou super nervosa, pois embarco na proxima semana e nao sei o que fazer.
Oi Evelyn,
Depende do tipo de tarifa que você pagou. Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma tarifa adicional. E a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até meso reembolso. Essas e outras informações você obtém no próprio site da companhia, clicando no ícone “i” ao lado do nome da tarifa.
Abraços!!
Olá Vinícios,
Primeiramente parabéns pelo blog, ele é ótimo, super organizado e cheio de detalhes. Infelizmente não consegui comprar os tickets do trem, fiz todos os procedimentos mas na hora de autorizar o cartão a pagina da erro e não continua o procedimento, tentei 4 vezes e todas não obtive sucesso, tentarei amanhã novamente.
Mas adorei seu passo a passo, se tivesse dado certo, eu teria comprado sem escolha de assento se não fosse sua ajuda!!rs
Uma pergunta rápida, se eu não conseguir comprar os tickets pela internet, posso compra-los no próprio terminal? Sabe me dizer qual a diferença?
Obrigada pela ajuda! Parabéns pelo blog novamente! Um Abraço!
Stephanie,
Obrigado pelo elogio e, que pena que você não conseguir finalizar a compra. Mas não desista!
Muitas vezes, o sistema fica inoperante, mas depois volta.
A vantagem de comprar pela internet é que quanto maior a antecedência, mais barato fica a passagem. Além disso, você já pode fazer toda a sua programação com base nos horários, sem surpresas.
Se você deixar pra comprar no terminal, corre o risco de não encontrar no horário que deseja. Na alta temporada então, o risco é maior.
Mas, a rigor, não há grandes problemas em deixar pra comprar lá. Apenas se programe pra comprar um ou dois dias antes pelo menos. Não deixe pra última hora.
Abraços !
Olá Vinicius.
Parabéns pelo dom de compartilhar com outras pessoas a sua experiência, que para mim foi muito útil.
Consegui comprar bilhetes de Veneza para Padova,Vicenza e Verona seguindo suas orientação e tudo funcionou perfeitamente.
Quando estou no Exterior, só ando na rua com a cópia do meu passaporte e não com o original. Será que poderei ter problemas por isso nos trens da Trenitalia?
Antecipadamente grato.
Geraldineli Azevedo
Niterói/RJ
Geraldineli,
Somos conterrâneos!
Olha, ninguém me pediu passaporte para conferir o nome com o do bilhete.
Creio que não haverá problemas.
Abraços
Ola Vinícius! Pretendo comprar minha passagem de Roma a Pisa pelo site da Trenitalia, tenho uma dúvida, eu vou ter que imprimir o voucher da passagem e ir direto para o trem ou tenho que mostrar antes de entrar no trem para algum fiscal? Obrigado
Olá Samuel,
Na verdade não é preciso nem imprimir. Basta informar o código da compra ao fiscal depois do embarque. Primeiro você embarca e depois o fiscal vem passando de poltrona em poltrona. Eu particularmente gosto de imprimir. Não é preciso trocar no guichê nem validar na maquininha.
Abraços!
Uau! Que prático! Obrigado Vinícius.
Vinicius,
Parabéns pela iniciativa. Muito bom essa interação. Vou viajar em setembro para a Itália. Já comprei os tickets pela Internet e deu tudo certo. Recebi os Volchers e já imprimi. Obrigada pela dica. Vou viajar no Freciargento e no frecciabianco da Trenitalia e no NTV da Italo. Confirmando,,,, só preciso mesmo chegar na estação para embarque meia hora antes da hora marcada para a saída do trem? Esse tempo é suficiente para acharmos o trem ou devo chegar antes? grata pelas orientações. maria helena
Olá Maria Helena,
Acho que 30 minutos de antecedência é suficiente sim. Não adianta chegar mais cedo do que isso, pois as informações de horários e plataforma de embarque só são atualizadas nos painel com no máximo 20 minutos de antecedência.
Boa viagem.
Abraços!
Oi, Vinicius! A conversão de euros para reais utilizada é o câmbio oficial? Quanto paga de impostos ( em percentuais) no fechamento da fatura do cartão? Nelson.
Olá Nelson,
A compra feita em qualquer outra moeda é convertida para dólar na hora do fechamento da fatura. Cada cartão possui uma cotação de dólar para conversão.
Para todas as compras internacionais, cobra-se IOF de 6,38%. Se na data do pagamento, o valor do dólar do dia for maior ou menor que na data do fechamento da fatura, haverá a compensação na fatura do mês seguinte.
Abraços
Olá, Vinícius!!! Parabéns pelos posts, são realmente muito bons, bem explicados e com certeza ajudam muitos, como eu, que vão pra Itália pela primeira vez. Estou com viagem marcada para Florença, em novembro e praticamente destrinchando todas as suas dicas, anotando tudo pra reduzir ao máximo as dificuldades. Muitíssimo obrigada pelas dicas preciosas!!!
Olá Gisele,
Fico feliz que esteja te ajudando.
Depois não se esqueça de voltar e contar pra gente!
Abraços
Oi, Vinícius! Seu post está sendo uma ajuda e tanto!
Vou pra Italia em setembro e tenho uma dúvida:
vou sair de La Spezia rumo à Firenze, de trem. A passagem que pretendo comprar tem escala em Pisa (até vamos de Intercity) e de lá até Firenze de Regionale Veloce. Meu medo é o primeiro trem atrasar e perdermos a conexão, de aproximadamente 10 minutos. Li em algum lugar que posso tomar os Regionale independente do horário da minha passagem… isso é verdade? Caso eu perca o segundo trem, poderei entrar no próximo?
Outra dúvida: terei que validar o ticket do segundo trem na máquina ou apenas o impresso é o bastante?
Obrigada desde já pela ajuda.
Abraços!
Carol.
Olá Carolina,
Infelizmente não saberia te dizer se procede essa informação caso o Regionale atrase, mas certamente a cia terá que dar alguma solução, mesmo que você precise se dirigir ao guichê para retirar um novo voucher.
Sugiro que você entre em contato diretamente com a cia para tirar essa dúvida específica.
Um abraço
Olá Vinícius!
Adorei suas dicas, serão muito úteis.
Preciso comprar passagem para 7 pessoas mas só encontro opção para comprar até 5 passagens ao mesmo tempo. Sabe se existe alguma maneira
Eu tinha entendido que outros trens rápidos faziam a linha Veneza-Milão, mas só encontrei o frecciabianca. Sabe se existe algum outro
Obrigada!
Renata
Renata,
Faça a compra em duas partes. Anote os assentos da primeira compra e marque os da segunda compra próximos a eles.
Sobre os trens, você deve selecionar a opção TUTTI I TRENI para verificar todas as opções existentes. Observe também o horário. No campo “Ora”, coloque “0” pois na tela seguinte irá mostrar todos os horários disponíveis no dia. Se não alterar, o sistema colocará automaticamente a hora da pesquisa e isso interferirá no resultado da busca, pois só serão exibidos os horários disponíveis a partir daquele que consta no campo.
Um abraço!
Ótimas dicas, Vinicius! Como ficam as bagagens nestes trens da Trenitalia? Tem tamanho limite ou numero por passageiro. Você falou numa fileira de assentos para malas maiores é isto?
Um abraço
Obrigado Mariliah!
O local que mencionei para guardar malas maiores é um espaço sem assentos, só para malas que não couberem nos compartimentos superiores. É um bagageiro maior que os compartimentos que ficam acima dos assentos.
Mas não existem muitos. É bom assim que entrar no vagão, colocar sua mala de uma vez, senão pode ficar sem espaço.
Não sei te dizer quanto a limite de mala, mas quanto mais malas, maior a dificuldade de se acomodar, pois não há ninguém para ajudar. Evite malas muito grandes, pois entrar e sair do trem com mala muito grande ou pesada é complicado.
Abraços
Vinicius, estou encantada com sua explicação. Estava morrendo de medo de comprar passagem de trem online, agora com sua explicação tomei coragem. Vou comprar e depois te dou o retorno. Tenho uma dúvida, quero comprar de Lausane para Paris, onde eu compro, pois encontrei um site RailEuroupe, este site é confiável, tem taxa, o trem que faz é TGV, neste caso eu teria que entrar no site direto da TGV ? Eles emitem voucher tbém? Por favor me dê uma luz. Obrigada
Oi Mirian,
Ainda não temos experiência de compra pela Rail Europe nem pela TGV, de modo que não posso dizer se é uma empresa séria. Não saberia informar os detalhes de compra, mas certamente há cobrança de taxa.
Abraços
Oi Vinicius Miranda.
Regressei ante-ontem de minha viagem à Itália.
Como havia dito antes, comprei as passagens do Trenitalia pelo “site”, seguindo suas orientações e tudo funcionou perfeitamente.
Fiz 6 (seis) viagens pelo Trenitalia e, em apenas uma delas, foi-me solicitada a passagem, mas não o Passaporte, o que me preocupava, pois ando apenas com a cópia “xerox” do mesmo, deixando o original no cofre do hotel.
Nas 6 (seis) viagens que realizei, em apenas uma dela houve atraso. Nas demais os horários foram cumpridos com pontualidade britânica, até nos minutos.
Mais uma vez muito obrigado por suas orientações, que valeram-me muito.
Geraldineli B. Azevedo
Geraldineli,
Eu é que agradeço pelo seu feedback.
É muito importante pra gente que escreve e para os nossos leitores.
Grande abraço
Vinicius e Geraldineli, vc comprou pelo site, eu tentei comprar mas eles pediram para cadastrar, não dava opção de comprar sem se cadastrar. Não ententi. Estou tentando comprar agora, será que mudou a forma? E o cadastro pede um codigo fiscal que eu não sei o que significa. Achei que fosse o cpf mas não é. Vcs podem me ajudar?
Olá Mirian,
A última vez que acessei o site da Trenitalia, percebi que houve uma mudança no layout. É possível que outras modificações tenham ocorrido, inclusive a obrigatoriedade de se cadastrar.
No campo codigo fiscal, tente colocar seu CPF com os pontos e traço.
Abraços
Olá, boa noite, acabei de seguir esse se passo a passo e deu certo, porem ouve so m probleminha, fiz a compra udo certinho escolhi o trajeto de Roma para Florença, dia 08/10/2015 as 11;50 chegando as 13;25, mas quando conclui, apareceu no voucher dia 09/10/2015, os horarios bateram, mas a data ficou errada, e agora?
Braulio,
Nesse caso é preciso observar que tipo de tarifa você pagou. Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma tarifa adicional. E a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até meso reembolso. Essas e outras informações você obtém no próprio site da companhia, clicando no ícone “i” ao lado do nome da tarifa.
Abraços!
vixe, fui tentar ser antecipado e acabei perdendo a passagem, comprei ontem as 22h e quando saiu o voucher, o horario estava diferente, devido ao fuso horario, mas não poderia ter alterado a data para meu destino, voce sabe me informar se no site existe alguma possibilidade de mandar email, quem sabe eles não consigam me ajudar.
Olá Braulio,
No site há um link para gerenciamento de reservas (‘Modifica il biglietto’) onde é possível modificar dia/hora, cancelar e pedir reembolso. Naturalmente vai depender do tipo de tarifa que você comprou. As mais baratas não permitem modificação ou reembolso. Dá uma olhada.
Abcs
Olá Vinícius, tudo bem?
Vi que existe um site brasileiro da Trenitalia (tremitalia.com.br). Você sabe se o site é legítimo? Já soube de alguém que comprou por ele?
att.
Olá Maria Carolina,
Não conheço este site que você mencionou.
Meu relato é todo com base no site oficial: http://www.trenitalia.com.
Abraços
Vinicius, bom dia! Primeiramente quero parabenizá-lo pela clareza na explicação, bem como as dicas que fazem toda a diferença. Eu comprei monjas passagens ontem, conforme sua descrição acima e inclusive eu já havia feito isso outras vezes. Ocorre ontem a data saiu errada era para o dia 20/10 e saiu 21/10, certamente eu devo errado na hora de selecionar. Os tickets são econômicos de Veneza para Milão. Poderia me auxiliar com alguma informação de como faço para trocar o data? Não quero deixar para o dia, pois não posso perder está data que será a de retorno para o Brasil por Milão a noite. Muito obrigada!!!
Michelle,
Você não é a primeira pessoa que relata troca das datas. Estou achando muita coincidência isso, mas enfim, pode ter sido um engano seu na hora de digitar, assim como os dos outros que relataram isso também.
Como já expliquei acima para outras pessoas, no site há um link para gerenciamento de reservas (‘Modifica il biglietto’) onde é possível modificar dia/hora, cancelar e pedir reembolso. Mas nesse caso é preciso observar que tipo de tarifa você pagou. Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma tarifa adicional. E a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até meso reembolso. Essas e outras informações você obtém no próprio site da companhia, clicando no ícone “i” ao lado do nome da tarifa.
Abraços!
Acabei de usar suas dicas para adquiri dois bilhetes para dia 15-08. Obrigada. Ajudou muito. Espero que eu tenha feito tudo certinho. Acho que sim. Vou imprimir para levar e tambem pedi que enviasse por SMS
Fico feliz que o post tenha ajudado Márcia!
Boa viagem!
Boa Tarde,
A oferta “Cartafreccia Special” são para passageiros de idade?
Olá Juliana,
O Cartafreccia é um programa de fidelidade para clientes cadastrados e que oferece determinados benefícios para quem utiliza frequentemente os serviços da companhia.
Acho até que só vale para quem é residente na Itália.
Abraços
OI, Obrigada pelas informações!!
Ainda tenho uma dúvida… quando ponho o nome do passageiro “nome” e “sobrenome” onde fica o nome do meio? Ou seja, meu nome é janaina soares marinho. Coloco janaina em “nome”, marinho em “sobrenome” e soares? Simplesmente ignoro ou colo em “sobrenome” também, ficando soares marinho juntos?
Janaina,
Você pode colocar SOARES MARINHO no campo sobrenome, tal como no passaporte.
Abraços
Suas informações são maravilhosas. Esse pb de troca de datas vc acha que depende do horário que compramos daqui? Estou para comprar ,mas como geralmente tenho disponibilidade a noite, fico com receio de ter pbs…não vejo lógica..fuso horário?
Também não sei Cláudia,
Pode ser um erro do sistema ou uma falta de atenção do usuário na hora da compra.
Espero que tenha sorte na sua compra.
Vinicius…
Eu mandei e.mail para visitar a necrópole…me tira uma dúvida? Geralmente quando compro por cartão de crédito pedem a senha do cartão, mesmo?
Sabrina,
Nas compras pela internet você colocará o número de segurança contante do verso do seu cartão, não sendo necessário colocar senha. Só nas compras presenciais é que você precisar digitar sua senha.
Abraços
Posso afirmar que, sem suas preciosas e detalhadas dicas, não conseguiria ter comprado as passagens para nosso viagem pela Itália !!! Já tinha tentado por muitas vezes sem sucesso. Obrigada e parabéns pela forma como descreveu os passos anexando as fotos.
Obrigado Lucienne,
fico feliz que tenha ajudado!
Olá Vinícius, tudo bem? Já li em outros lugares que comprar passagem no próprio guichê(no dia ou um pouco antes) é tranquilo e barato também. Vi pessoas comentando valores abaixo dos que estão sendo divulgados aqui(claro que depende da época do ano, destino). Você acha muito arriscado deixar para comprar os bilhetes quando já estiver lá? Pretendo fazer Roma, Veneza, Verona, Florença e Pisa, não necessariamente nessa ordem, vou em baixa temporada. Obrigada!
Thayná,
Isso depende muito da época do ano. Se você for na alta temporada, a chance de não conseguir a passagem no dia e horário que você deseja é muito grande.
Finais de semana e horários específicos também costumam ser mais concorridos. Imagine uma ponte-aérea Rio-São Paulo: os horários mais concorridos são os bem cedo e no final do dia. Lá muita gente vai e volta de uma cidade a outra, a trabalho, de trem.
Eu acho muito arriscado você contar com a sorte. Eu não faria isso e nem recomendaria que alguém fizesse, por uma economia que nem deve ser tão grande e pode gerar um prejuízo maior ainda caso você não consiga a passagem.
Fica a reflexão.
Boa viagem
Verdade Vinícius, muito obrigada, só tinha pensado mesmo porque vou na baixa. Obrigada pela dica! Parabéns pelo blog.
Muito bom o blog! Estou indo mês que vem e comprei minha passagem pela Trenitalia sem problemas também! Mas agora vi que poderia ter comprado um horário mais cedo, você sabe se consigo mudar?? Não estou conseguindo ver pelo site e nem consigo nenhum e-mail…
Obrigaada
Olá Jessica,
Isso depende do tipo de tarifa que você pagou.
Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma tarifa adicional. E a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até meso reembolso. Essas e outras informações você obtém no próprio site da companhia, clicando no ícone “i” ao lado do nome da tarifa.
Abraços
Olá Vinícius!
Fantástico seu blog! Altamente explicativo! Com certeza me ajudou muito pois as dúvidas eram muitas.Vou via jar mês que vem e estava precisando mesmo era dessas dicas maravilhosas. Parabéns e obrigada!
Obrigado Simone.
Desejo muito sucesso em sua viagem. E não se esqueça de retornar depois para nos contar como foi!
Abraços
Olá Vinicius, parabéns pelo blog! Ótimas dicas. Estou com uma dúvida, que talvez possa me ajudar. Na Trenitalia, para comprar o speciale 2×1 é necessário ter o programa carta freccia? Posso adquirir normalmente? Desde já, obrigada pela atenção.
Olá Débora,
Olha, no site não diz nada que precisa ter o Cartafreccia (pelo menos eu não localizei nada a esse respeito). As condições da promoção “Speciale 2×1” estão explicadas neste link.
Eu sugiro que você tente finalizar a compra para ver se consegue sem precisar se filiar ao Cartafreccia. E se conseguir volte para nos contar.
Abraços
Vinícius, obrigado pelas dicas! Ajudou muito. Gostei dos detalhes: marcação de assento, fotos do interior do trem… Para marinheiro de primeira viagem, tudo é novidade. Grazie!
Por nada Eduardo!
Fico feliz em ter ajudado a simplificar o seu planejamento!
Abraços
Já li aqui alguns posts perguntando sobre o site tremitalia.com.br para compra de passagens, você falou que não conhece esse site, porém seria muito bom para todos nós sabermos se esse site é oficial, pois facilitaria muito nossa vida comprar as passagens aqui no Brasil sem pagar IOF, será que poderia ver isso? Obrigado.
George,
Pelo que andei lendo, a tremitalia.com.br é um representante brasileiro credenciado da Trenitalia.
Nunca utilizei o serviço desta empresa, por isso não posso recomendar. Além disso, há cobrança de uma sobretaxa.
Fica a critério de cada um utilizar ou não.
Caso você opte por utilizar o serviço, pedimos que retorne aqui no blog para dar o feedback, ok?
Abraços
Parabéns pelo blog vocês esclareceram muitas duvidas que eu tinha, ainda não li todos os tópicos mas vou ler com certeza, estou planejando uma viagem para a Italia ano que vem e gostaria de saber qual a melhor época para ir. abraços
Olá Robson,
A melhor época é em maio, pois além do clima ameno (nem tão frio nem tão quente), é média temporada e os preços não estão tão altos quanto em junho/julho/agosto.
Abraços
Vinícius,
Parabéns pelo post. Vou para a Itália em outubro e acabei de comprar a passagem ente Florença e Roma seguindo as suas dicas.
Obrigado!
Legal Fernando!!
Fico feliz que tenha conseguido!!
Abraços e boa viagem!
Oi Pessoal,
Comprei meus bilhetes pela internet e não recebi o email com o anexo do PDF para impressão, mesmo tendo recebido a confirmação da compra por mensagem do cartão. Qual canal que devo entrar para solicitar tal documento?
Abs.
Olá Wagner,
Costuma demorar de 1 a 2 dias para o envio do email pela Trenitalia com o bilhete.
Abçs
Obrigado Vinícius!
É que da primeira vez que eu comprei veio quase que simultâneo.
Abs.
Wagner
Vinícius,
Ainda nada de chegar o email, sabe me dizer se eles tem algum contato de email, pois não encontrei em nenhum lugar.
Abs.
Olá Wagner,
Acesse este link e veja as opções do SAC deles. Tem opção de atendimento por telefone e online tb.
Espero que ajude.
Abraços
Muito obrigado Vinícius!
Abs.
Wagner
Meu filho tem 14 anos , é considerado criança p trecho Roma -florenca e florença-veneza ? Tem uma janela antes dos nomes dos passageiros ( autenticazione ) , devo preencher ? Como fazer , pois tenho q marcar : efetuar login ou prosseguir sem efetuar login , onde marco ? Obrigada e parabéns pelas postagens
Olá Tathyana
Em relação à idade, o site informa que crianças até 15 anos viajam grátis se estiverem em um grupo familiar de 2 a 5 pessoas (com pelo menos um adulto e pelo menos uma criança com idade inferior a 15 anos) viajando juntos. Confira as regras neste link.
Sobre a dúvida do preenchimento, observe nossa explicação no “Passo 4” da matéria.
Abraços
Obrigada pela informação , somos 5 pessoas , e apenas ele até 15 anos . Acho então que ele paga meia , não ?
Pelo que entendi da informação da promoção, se ele tem menos de 15 anos, ele viaja de graça.
Bom dia Vinícius, parabéns pela postagem. O que seria de nós sem tais dicas hein?
Surgiu uma preocupação aqui. Comprei o bilhete Roma – Veneza e acabei não digitando o nome do segundo passageiro, mas a compra do segundo acento foi confirmada, paga e consta no bilhete. Terá problemas?
Abraço,
Alexandre
Olá Alexandre,
Creio que não haverá problemas pois o fiscal não pede documento para conferir. Só mesmo o comprovante da passagem.
Abraços
Olá !
No momento em que o fiscal passar, é necessário mostrar o cartao que realizei a compra ?
pois nao vou comprar com o meu cartao, e sim com a de um amigo que nao estará na viagem ..
Não há o menor problema Luísa. O fiscal só pedirá o bilhete.
comprei a passagem regional de ferrara para firenze que sai ferrara bolonha
bolonha firenze o trem regional eu nao marquei o assento ha problemas??
Ben, amigo,
O trem regionale não precisa marcar assento.
Abçs
Oi Vinicius, tudo bem? Parabéns pelo post, me ajudou muito.
Eu fiz uma compra por esse site, mas como era para 6 pessoas, dividi em 4+2, só que o site travou no meio e eu acabei comprando 2+2 para as mesmas pessoas! A tarifa é super economy e não consigo alterar o nome dos passageiros no site. Andei procurando pelo site e não achei direito o email que poderia me auxiliar com isso. E o call center não me atende. É um trecho Florença-Veneza, eles costumam pedir o passaporte? Você sabe algum email que possa me ajudar?
Obrigada!!
Gabriela,
Para mim o fiscal não pediu passaporte.
Acho que não haverá problemas.
Abraços
Valeu Vinícius pelas dicas!….Fiz a compra e deu tudo certo. Um grande abraco.
Vitor Cesar
Bacana Vitor!!
Abraços!
Quero comprar passagem Roma – florenca p 27 janeiro , mas quase não tem opções horários , no lugar do horário aparece um carrinho ( símbolo compra) cortado . Por que isso ? Será q acabaram as passagens ou está muito cedo p comprar ? Obrigada e parabéns pelos posts
Tathyana,
Eu fiz uma simulação para a data que você mencionou e apareceram vários horários. O que pode ter acontecido é que na hora de selecionar o trecho você não alterou o horário (“Ore”) para 0, conforme eu alertei no 1º passo da matéria.
O que acontece é que se você não faz essa modificação, o sistema coloca automaticamente a hora em que você está realizando a busca e só serão exibidos os horários disponíveis a partir daquele que consta no campo.
Se você colocar 0, na tela seguinte irá mostrar todos os horários disponíveis no dia.
Veja se assim você consegue!!
Abraços
Obrigado pelo post. As dicas são ótimas.Vou em março próximo fazer Roma – Florença e depois fLORENÇA-Veneza.
Estamos com malas médias. Normalmente, elas cabem no local acima das poltronas? Ou será que vamos ter que coloca-las no meio daqueles assentos com espaço?
Olá Adilson,
As malas médias não cabem no compartimento superior da poltrona.
Elas deverão ser colocadas nos bagageiros localizados entre as poltronas. Você pode levar correntes e cadeados para prendê-las e viajar com mais tranquilidade. eu particularmente não achei necessário.
Abraços
Comprei a passagem e o nome dos Meus filhos ficou incompletos, tem algum problema ?
Joelma,
Eles não costumam pedir passaporte para conferir os nomes. Só pedem o comprovante das passagens.
Abraços!
Vinicius , Boa noite.
Preciso de ajuda, não recebi o voucher da compra da passagem de Roma para Bolonha, mas recebi a mensagem no meu celular da compra, como posso imprimir se não tenho o codigo PNR, e tb não recebi nada no email.
Olá Patrícia,
Você pode ter digitado seu email com erro.
Tente contato através do SAC.
Olá
Irei com um grupo de amigos (seremos 11 ao todo) para Roma em fevereiro/16.
Queria algumas dicas, pois do grupo ninguém conhece a Itália e nem muito bem o idioma.
Comprei as passagens de trem Roma – Veneza no site da ItaliaRail e depois que conheci o site Trenitallia. Existe alguma diferença dos trens?
Uma outra dúvida. Você acha que é fácil pagar a diferença de uma passagem do trem na própria estação? Incorretamente comprei 10 adultos e 1 criança, quando ao certo são 11 adultos, pois o que pensei que ainda era criança, já está com 16 anos. É possível pagar a diferença na estação?
Passagens para Verona, Florença e Assis vale a pena comprar antecipado ou é melhor comprar na hora?
Agradeço desde já o seu retorno e eventuais dicas que julgar necessário. Estou bem insegura em ir sem muito conhecimento do lugar.
Abs,
Denise Anne
Olá Denise,
Não conheço o site Italia Rail, logo não posso dizer se é possível trocar passagens ou pagar diferença no guichê.
Você pode comprar passagens na hora, mas há grande probabilidade de não encontrar vaga para os horários mais procurados. Especialmente na alta temporada, é recomendável comprar com antecedência pois você pode escolher o horário que melhor te atende.
Sobre as dicas, dá uma conferida no blog. Temos um vasto conteúdo sobre a Itália com muitas dicas legais.
Oi, eu gostaria de ir de roma até pisa no mês de fevereiro! Que meio de transporte me aconselhas?
Lorrayne,
A melhor maneira é indo de trem.
Abraços
Vinicius,
Parabéns pelas dicas, foram muito úteis, principalmente sobre o lugar das bagagens e as poltronas de frente para o outro.
Vou comprar uma passagem de Verona para Bergamo e vi que tem uma troca de trem em Brescia. A minha duvida: posso ficar em Brescia e pegar outro trem mais tarde no mesmo dia diferente do horário da passagem que comprei no site? Vale tanto para o regional como para o de alta velocidade?
Abraços
Vinicius,
Caso eu perca o trem Bernina express de Tirano para St. Moritz posso pegar o próximo no mesmo dia?
Eu irei de trem de Bergamo para Tirano as 6;00 da manhã no inverno(04/02/2016) e a neve pode atrasar a partida ou a viagem e tenho apenas 50 minutos de intervalo entre um trem e outro, vi relatos de que os trens regionais costumam atrasar,o que você acha?
Estou aguardando sua opinião para comprar as passagens.
Olá Adriana,
Olha, nesses casos de troca de trem no itinerário, não saberia te informar se é possível pegar o trem em outro horário, ainda que no mesmo dia. Acho que vai depender da categoria de bilhete que você comprar. Tem aqueles mais flexíveis e menos flexíveis. Os menos flexíveis talvez não permitam essa troca. Sugiro que você entre em contato com o SAC da Trenitalia para sanar tais dúvidas.
Sobre o atraso de um trem prejudicar o próximo, acredito que se ocorrer por conta do mau tempo, a cia deve realocar os passageiros no próximo, assim como as cias aéreas fazem (ou deveriam fazer).
Há alguns comentários acima, eu coloquei o link do SAC. Dá uma olhada.
Abçs
Boa tarde Vinícius, parabéns pelo blog!! O conteúdo é rico em informações úteis! Lá vai a minha dúvida:
Posso comprar os bilhetes com quanto tempo máximo de antecedência pelo site da Trenitalia?
Olá Adriana,
Normalmente os bilhetes são disponibilizados com cerca de 90 dias de antecedência.
Abçs
Ola Vinicius
caso eu perca o horário do trem de Milan para Venezia, posso pegar o próximo ou perco a passagem ?
Edson,
Depende do tipo de tarifa que você comprou. As mais econômicas não permitem cancelamento ou remarcação.
Abçs
Estava muito na dúvida em comprar o bilhete no side da trenitalina Italia, pois existe o site do Brasil.
Mas você foi bem esclarecedor, vi que é possível.
No do site do Brasil é um absurdo de taxas que se é cobrado.
Posso comprar direto da Italia mesmo ?
Olá Isabel,
Nossa experiência de compra foi feita com o site trenitalia.com. E não tivemos qualquer problema ou recusa do cartão.
Abçs
Olá Vinicius.
Muito obrigado pelas informações. Estava na mesma dúvida que a Isabel de comprar no site da trenitalia Brasil ou o italiano mesmo, pois o site brasileiro não deixa marcar o assento e ainda cobra mais taxas que encarecem mais o preço quando comparado ao italiano. Entretanto, estou com receio de dar algum problema de comprar pelo trenitalia da Italia (por existir o site brasileiro).
Que que você acha?
Obrigado desde ja 🙂
Juliana,
Como eu disse, não tive nenhum problema com a compra que fiz no site da trenitalia.com
Não estou conseguindo inserir o código Familia 20%…ele não funciona em tarifa super economy?
Meus filhos tem 10 e 13 anos…pelo que vi no site a taifa ragazi dos regionais é 12 anos e dos nacionais é 14 anos…o Intercity e Freccia entram onde?
Solicito ajuda…
Fábio,
Não sei informar se funciona em tarifa super economy. A princípio não há nenhuma restrição no site. Talvez vocÊ não esteja conseguindo porque não são todos que tem disponibilidade.
Leia com atenção o regulamento aqui e aqui.
Abçs
Que dica ótima! valeu muito; acabei de comprar passagens para junho deste ano. Roma Termini a Napoli Centrale vamos fazer aquela região Capri e Sicilia. Este post está excelente. Parabéns
Obrigado Mariah!!!
Feliz por ter ajudado!!
Abçs
Boa noite!
Comprei algumas passagens no trenitalia…os primeiros trechos eu não percebi e comprei se escolher assento. Os outros comprei escolhendo assento.
Não sei se te alguma relação, mas as que não escolhi assento vieram sem o PNR…vide abaixo:
Booking code (PNR):
Ticket Code :366XXXX
Obs: tirei números e coloque “X”
Será que terei problema? Sabe dizer o que houve?
Abraço
Rodrigo,
Normalmente quando o trecho necessita de marcação de assento, se você não fizer, o próprio sistema faz. Quando o trem for regional, não é preciso marcar assento, Não sei se é o caso.
De qualquer forma, se for um trem que exija marcação de assento e você não tiver conseguindo fazer pela internet ou pelo SAC, talvez precise ir até o guichê da Trenitália na estação de trem para fazê-lo.
Abçs
Vinicius,
realmente o trem que não veio o PNR é o Regionale Veloce.
O assento não me preocupa muito. Fiquei preocupado em não ter PNR
Eu acho que deveria ter o PNR independente de ser regional ou não.
De qualquer forma, leve o voucher como comprovante da compra impresso e apresente ao fiscal se for solicitado.
Abçs
Vinicius,
entrei em contato via email com a trenitalia…segue resposta, caso seja útil para os leitores:
“Dear customer
You have bought ticket for regional train . On regional train the PNR is the “Ticket Code”.
Best regards
Trenitalia online customer service “
Excelente, Rodrigo!!
Muito obrigado pelo feeedback.
Abçs
Oi Vinícius, muito obrigado pelas dicas, tem ajudado muito.
Vou ficar alguns dias em Roma e farei um bate e volta para Nápoles, depois partirei de Roma para a Bolonha que será minha base de bate e volta para as outras cidades: Florença, Pisa, Veneza e Lucca. Você acha que devo comprar antecipada todas essas passagens? minha viagem é em junho.
Um grande abraço.
Olá Vladimir,
Junho já começa a alta temporada na Europa. Portanto, se você deixar pra comprar na hora, é possível que não consiga os melhores horários e vai acabar tendo que fazer adaptações de última hora no seu roteiro que já está bastante corrido e cheio de bate-voltas.
Eu recomendo que compre com antecedência.
Abçs
Bom Dia Vinícius,
Efetuei a compra de duas passagens para o dia 05/07 de Florença à Roma, no entanto, quando conclui a mesma com todos os dados corretos do cartão, o site Trenitália acusou um erro (se não me engano de número 998), o que culminou com o não recebimento de qualquer comprovante de pagamento ou reserva e, mesmo assim, com o débito imediato em meu cartão.
Gostaria encarecidamente de solicitar sua ajuda, pois já tentei entrar em contato com a empresa por diversos endereços de e-mail e telefone, não obtendo retorno algum.
Desde já obrigada pela colaboração.
Atenciosamente
Fernanda
Oi Fernanda,
Às vezes o cartão recusa a compra internacional e um tempo depois (12h, 24h..) há o estorno da compra. Já conferiu junto à administradora do seu cartão?
Outra possibilidade é a compra ter sido realizada, mas também tenha demora um pouco até você receber o comprovante por email.
Abçs
Olá! Muito boas mesmo as dicas do blog!
Alguem sabe como entrar em contatio com a Trenitalia por email? Era pra ter comprado um bilhete sentido Lugano-Milão, mas sei lá por quê acabei comprando no sentido contrário 🙁
Nem sei se dá pra alterar, pois a tarifa é tipo economy… Apesar de ter comprado no site da Trenitalia, o trem é da eurorail…
Robson,
Sendo a tarifa economy, é bem provável que você não consiga alterar. Talvez mediante o pagamento de uma taxa.
entre em contato com a Trenitalia para ver se consegue resolver.
Abçs
Boa Noite Vinicius!!
Parabéns!!!! Estou adorando as dicas de viagem!
Vou à Itália em agosto 2016 e quero comprar as passagens de trem pelo site da Trenitália para: Roma – Florença; Florença – Veneza e Veneza – Milão e depois fazer alguns bate e volta nos trens regionais em Florença(Pisa, Lucca e Cortona) e Veneza(Verona).
Tentei comprar primeiro de Roma para Florença para 4 passageiros, coloquei todos os nomes, só que quando tento passar para outra etapa dá esse erro : Codice di errore: 291 I dati associati alla credenziale non sono validi. Entendi que os dados informados não são válidos. Conferi tudo pra ver se tinha algum erro e nada. Aí tentei fazer sem colocar os outros três nomes de passageiros e passou para etapa do pagamento. Estou confusa, porque apareceu para preencher os dados de todos os passageiros e não deixa seguir adiante. Posso seguir adiante informando apenas o meu nome? Será que vai aparecer o meu nome nos 4 bilhetes? Por favor, preciso da sua ajuda!
Obrigada!
Eliane
Eliane,
Você tentou preencher apenas os nomes ou colocou os emails de cada um também?? Tente colocar apenas os nomes e sobrenomes e apenas um email (o seu, para onde será enviado o voucher).
Se mesmo assim não conseguir, preencha apenas o seu campo e deixe em branco os espaços dos outros nomes.
Os fiscais não pedem passaporte para conferir o nome (pelo menos comigo não pediram). Só pedem o código da reserva. Se forem 4 pessoas e tiver 4 reservas tá tudo certo.
Abçs.
Vinícius,
Fiz tudo isso. Primeiro os nomes e o meu email nos 4, depois os nomes e o email de cada um e no final apenas os nomes rsrs e nada, sempre dando o mesmo erro.
Enviei um email para Trenitalia e foram super atenciosos enviando-me um manual ensinando a comprar pelo site. Só que no manual eles também não explicam em detalhes essa parte do preenchimento do nome dos outros passageiros.
Fiz outra pesquisa e dizem o mesmo que vc, para preencher apenas o meu nome e deixar os outros em branco. Já comprei as passagens e os vouchers chegaram certos, com apenas o meu nome e os outros 3 em branco.
Muito Obrigada!
Eliane
Creio que não haverá maiores problemas, pois eles não costumam pedir o passaporte para conferi os nomes, mas tão somente o código da reserva.
Espero que de tudo certo.
Depois de sua viagem dê-nos o seu feedback.
Abraços
ok! Darei o feedback sim!
Abraços
Oi Vinícius, as suas dicas são excelentes, mas preciso de uma ajuda.
Comprei uma passagem para mim e para minha esposa no trecho Roma Termini para o Aeroporto Fiumicino. Os assentos não foram marcados. Como devo proceder para marcar os assentos e conseguir viajar ao lado de minha esposa?
Oi Célio,
Esse trecho Termini-Fiumicino não possui marcação de assento. Vocês podem sentar em qualquer lugar. Apenas os trens de alta velocidade (Freccia) que fazem trajetos mais longos exigem marcação de assento.
Abçs
Vinícius,
Muito obrigado pela orientação. Parabéns para você e toda a sua equipe de Editores. O Site de vocês é excelente e todas as dicas sobre todas as cidades são extremamente úteis e facilita organizar uma viagem personalizada.
Att.,
Célio Couto
Ola Vinicius, o post realmente foi muito bom, e me ajudou muito !
mas continuo com uma duvida, na verdade uma insegurança rsss…
Eu estava cotando todas as passagem pelo site da Rail Europe, e dps algumas pela TGV,
pesquisando por curiosidade
resolvi ver um trecho (Veneza – Roma)
a passagem estava por 9,90 (Euros ), fui ate a pagina onde eles solicitam os dados do cartão,
e nada de taxa de emissão, ou aquelas taxas da Rail Europe que ninguém entende rsss…
Seguros… Continuando
nenhuma taxa foi acrescentada, algo que me fez ficar muito insegura !
Isso realmente esta correto ?
ou é necessário pagar algo lá pessoalmente?
Muito obrigada pela atenção 🙂
Ma,
Nunca comprei passagem pelo site da TGV nem pela Rail Europe, de modo que não saberia te informar se há mais algum acréscimo além daqueles informados.
Minha experiência relatada na matéria diz respeito ao site da Trenitalia. E não precisei pagar mais nada além do que foi cobrado no momento da compra.
Abçs
Oi Vinícius tudo bem?
Então tentei duas vezes efetuar a compra de bilhetes de Milão à Veneza na Trenitalia,
quando aparece a tela para eu digitar os dados do cartão, logo depois que eu digito tudo e confirmo, a tela aparece “sessão expirada”.Então, isso aconteceu por duas vezes.Meu medo é a cobrança no meu cartão e a compra não foi efetuada.Tentei achar um contato on line ou e-mail com a Trenitalia, e não encontrei além de telefone, como não falo nada em Italiano prefiro naõ arriscar a ligar.Você pode me ajudar me orientando em alguma solução?obrigado
Olá Angela,
Então, para saber se houve a conclusão da compra, você precisa entrar em contato com o seu cartão de crédito.
Se ocorreu a autorização do pagamento, sugiro consultar o site da Trenitalia para sanar suas dúvidas. Lá tem uma área com respostas a várias dúvidas dos clientes.
Tente também por este email aqui: areaclienti@trenitalia.it
Abçs
Olá, boa noite! Eu comprei algumas passagens pela Treniitalia e tudo ok. Mas agora resolvi incluir Verona na minha trip e a minha passagem sai da estação Veneza-mestre para Florença. A questão é : posso pegar o trem na estacão de Verona, já que fica depois e é caminho ? ou tenho que voltar para Mestre para embarcar?
Olá Maria Cláudia,
Se entendi sua pergunta, você quer saber se pode utilizar a passagem comprada no trecho Veneza-Florença, para fazer um stop over em Verona? Se for isso, não é possível.
Essa opção só é possível se você tivesse comprado um daqueles passes de trem. Não funciona dessa forma com bilhetes individuais.
Ou você tenta modificar a passagem já comprada (dependendo do tipo de tarifa, pode não ser possível, ou haverá cobrança de uma taxa), ou então, em último caso, retornar de Verona até Veneza para seguir a Florença com a passagem já comprada.
Abçs
Oi Vinícius. Estava acompanhando diariamente a liberação de venda do trecho Milão-Veneza para 17/12 na Trenitalia. A venda para essa data foi disponibilizada hoje, mas apenas tarifa base (cheia), nenhum desconto. Você sabe se é comum cadastrarem os descontos depois, ou se fosse ter desconto já apareceria de imediato? Achei estranho no primeiro dia já aparecer como “sold out” todas as tarifas com desconto, sendo que o trem está vazio. Obrigada pela ajuda.
Olá Mila,
Acabei de fazer uma simulação aqui e apareceram valores de tarifa “super economy”. Dá uma conferida lá.
Abçs
Olá Vinicius,
Eu fiz o roteiro para minha viagem a Italia, e agora chegou a hora de comprar os bilhetes de trem. eu lí suas dicas e tenho uma dúvida. Se eu comprar o trem pela internet, eu posso atecipar o horário caso eu chegue antes no terminal? ou se eu chegar atrasado, posso pegar o proximo trem?
por exemplo, se eu tenho um trem as 15:00 e chegar as 13:00 no terminal, e tiver um trem partindo as 13:30, posso pegar esse trem ou tenho que esperar até o meu?
Obrigado
Olá Fernando,
Depende do tipo de tarifa que você pagou. Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma tarifa adicional. E a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até meso reembolso.
Abçs
Vinicius me ajudaaaa please kkkkk
Estou compramdo meu bilhete Roma Firenze. Estou seguindo suas preciosas dica :).
Selecionei o assento 6 e 7 que vc disse que tem um pouco mais de espaço pq minha malinha é grande. Dá pra ela ir na nossa frente né ???? Nao tem outro lugar para as malas grandes ??? 🙁
Outra dúvida. Ainda não descobri a diferença entre Frecciargento e Frecciarosa ????
Obrigada amigo Bj Dani
Olá Danielle,
Veja bem: no exemplo que dei, de acordo com a foto daquele trem, entre a fileira 6 e 7 há um maleiro com várias prateleiras. Mas existe outro também, como entre as fileiras 14 e 15. Só que essas fileiras não ficam de frente uma para a outra. Se você reparar bem no desenho, elas ficam de costas e o espaço das malas no meio. O que eu expliquei foi que eu procurava marcar os meus assentos próximos a este espaço destinado às malas e de frente para ele, para viajar olhando para elas.
Além disso, em todos os assentos há um compartimento superior para malas menores, como nos aviões. Esse maleiro entre as fileiras que mencionei é para as malas grandes que não couberem no compartimento superior de cada assento.
Sobre os “frecce”, a diferença é a velocidade de cada um: os “Frecciabianca” são mais lentos (porém mais rápidos que os “Regionales”); os “Frecciargento” são mais confortáveis e mais velozes , viajando a 250km/h; os “Frecciarossa” são mais rápidos ainda, viajando a 300km/h e muito mais confortáveis que os anteriores, além de mais caros também.
Espero ter ajudado
Abçs
Vinicius, heeeelp!
Estarei em Roma em dezembro e faz meses que venho monitorando o site da trenitalia para comprar a passagem de ROma para Paris em 16/12/16. Entrei para ver agora e só aparecem duas passagens para esse dia, em horários de manhã e com um preço carissimo. Eu vejo em outras sextas e há o horário que eu precisava, 19h. Estou num desespero que só! Será que essa passagem das 19h vai abrir pra venda ainda, ou não abriu porque não será disponibilizada? Agradeço desde já!
Jaqueline,
Você está se atentando para colocar o numero 0 no campo “orario”?
Se ainda assim continuar não aparecendo, eu continuaria monitorando por mais alguns dias. Você ainda tem 2 meses pela frente. Acho que ainda pode aparecer.
Abçs
OI VINíCIUS. TUDO BEM. VC CONHECE O SITE tremitalia.com.br?
É CONFIÁVEL?
ABRAÇOS
Orlando,
Não conheço este site.
Meu relato é todo com base no site oficial: http://www.trenitalia.com, de modo que não tenho como afirmar se ele é confiável.
Abçs
Tremitália é bem mais caro, eles cobram taxa de gestão. Acredito que o nome seja parecido para iludir, pois já caí nessa.
oi Orlando , também ficamos confusos e acabamos comprando pela TREMITALIA, aí descobrimos esta taxa que achei até absurda de cara, : ( . VC comprou pela qual?
Ola Vinicius!
Primeirsmente gostaria de elogiar a pagina, que esta be, esclarecedora. So fiquei com duvida em relacao a taxas nas reservas de assentos nos trens de alta velocidade. No inicio do texto esta escrito que precisa pagar taxa, e no final diz que nao precisa.
Grata desde ja!
Fernanda,
A taxa é paga por quem compra o passe. Ao fazer a reserva do assento, é preciso pagar a taxa. Quem compra direto com a Trenitalia já faz a reserva direto sem pagar mais nenhuma taxa.
Abçs
Vinícius… muito obrigado pela suas informações. Estaremos embarcando para Itália no dia 23/03, ficaremos 12 dias, já comprei várias passagens pela Trenitália (fiz um roteiro desde a Costa Almafitana até Milão) mas hoje adquiri uma para a data errada, era para o dia 01/04 comprei para 31/03, pelo jeito terei que absorver esse prejuízo já que o serviço é Super Econômico. Eu li alguma coisa que falava sobre ressarcimento posterior, sabe de algo a esse respeito?
Olá Fernando,
Se você comprou a tarifa super economico não há opção de reembolso.
Abçs
olá Vinicius! obrigada por compartilhar suas experiencias, minha duvida é quanto a compra aqui no Brasil, pela TREMItalia, ela cobra uma tx que inclusive achei alta. Isso é normal? teria como comprar direto com a TRENitalia ? e quanto a Italo? tentamos comprar e não deu certo, pede um endereço de lá 🙁 obrigada
Vinicius acabei de achar uma resposta já nas mensagens dos colegas acima, obrigada/
queria uma ajuda para comprar da Italo aqui no Brasil, alguem já comprou direto deles? deu certo? obrigada 🙂
Olá Denise,
Nunca comprei pela Italo.
Olá
Faz 2 dias que estou tentando comprar uma passagem no site da trenitalia e nao consigo! Ja tentei trocar de navegador, ja tentei acessar o site em dias e horarios diferentes, ja tentei contato pelo chat deles, ja tentei de tudo e nada funciona! O site trava apos a selecao da tarifa, nao me permite escolha de assento e eu clico em “continuar” e nada acontece. Alguma dica de como resolver?? Alguma coisa que eu nao tenha tentado…
No site da italo foi super facil de comprar, mas nao tem o trecho que preciso… E pela raileurope ou pela tremitalia as sobretaxas deixam o preço muuuuuito alto
Obrigada
Olá Amanda,
Pode ser que o site esteja passando por algum tipo de manutenção.
Comprei, mas não me toquei da opção “Scelta del Posto”, acabou que eu, minha namorada e meu pai, ficamos todos separados. Teria como alterar as poltronas?
Desde já agradeço.
Olá Edwaldo,
Não tenho certeza se é possível trocar os assentos depois de finalizada a compra. Talvez você consiga algum sucesso se acessar a área “Informazioni e Assistenza” >> “Modifica il viaggio“, preencher os campos com seu nome, sobrenome e código da compra. Dá uma olhada lá.
Abçs
OLá, achei interessante a informação dos assentos da fileira 6 e 7. O espaço que há entre eles é usado para guardar as malas de todo o vagão ou só de quem estiver sentado neles?
Para quem está carregando malas grandes e pesadas é interessante escolhê-los?
Olá Frederico,
Esses espaços não são exlusivos dos assentos 6 e 7. Qualquer passageiro pode utilizá-los.
Nossa recomendação é que evite malas grandes e pesadas. Não há acessibilidade nos terminais, o que dificulta bastante a locomoção com malas. Procure usar malas médias.
Abçs
Obrigado pela resposta rápida. Uma última dúvida, a mala da minha namorada usa é um meio termo entre mala G e M com medidas 46X69X22. Esse tamanho cabe na prateleira acima do assento? Eu acho que cabe, mas não tenho a experiência prática.
Não consigo negociar com ela usar uma mala menor. Rs. A locomoção não preocupa muito pq tenho força de sobra.
Gosto de minimizar qualquer perrengue que possa ter em uma viagem, como por exemplo ter que deixar mala no corredor devido à falta de espaço onde ficam as malas maiores.
Agradeço muito a atenção.
Frederico,
Esse é mais ou menos o tamanho da minha mala média. Esse tamanho de mala não cabe no compartimento superior do assento.
Abrçs
Parabéns pelas informações estão bem completas, comprei um trecho Fiumincino -Firenze é meu voo foi adiantado em um dia , entrei no site trenitalia para trocar o dia e não aceita o CP informado no bilhete, não sei o que fazer, vc pode ajudar?
Olá Ju,
Você digitou o código PNR?
Excelente post
oi vinicius,estarei indo em outubro,fiz todas as compras pelo meu cartao,ele tem um seguro de 100mil euros,sera que so esse e valido ou tenho que fazer mais um seguro em separado,obrigada
Verifique se o seu cartão possui o seguro específico para a Europa e peça que te enviem a apólice.
Abçs
Olá Vinicius!!Muito obrigado pela ajuda!
Comprei no passo a passo dia 24/7. Tudo certo.
Mas hoje, para minha surpresa, ele debitaram o mesmo valor de novo!!!
Sabe como posso proceder??
Olá Priscila,
Já tentou falar com eles pelo canal de atendimento?
Ou então tente junto ao seu cartão solicitar o estorno do débito em duplicidade.
Abçs
Bom dia!!! Tem limites quanto a bagagens?
Yago,
Não sei informar se existe um limite máximo de bagagens permitido, porém, quanto menor a bagagem melhor. Os trens não possuem espaço suficiente para bagagens todos os passageiros.
Abçs
Vínicius:
Adorei ter encontrado tuas dicas!!! (inclusive se houver mais, por favor, mande)
Estarei na Itália em poucos dias e por isso necessito de mais ajuda: a imagem ondem mostras que há mais espaço entre as fileiras 6 e 7 ( com a finalidade de guardar malas) é de um Frecciargento, certo?
Mas vou comprar no Frecciarosa (pois li que seriam ainda mais novos/melhores trens).
Assim, gostaria de saber se tens idéia de onde, no Frecciarosa, está este mesmo espaço maior.
No aguardo, antecipo agradecimentos.
Abraço,
Juliana.
Olá Juliana
A imagem da tela que usei como exemplo é de um Frecciargento, mas não posso garantir que todos possuem a mesma configuração de poltronas.
Você vai precisar fazer uma simulação no tipo de trem de seu interesse para tentar identificar o local com mais espaço.
Abçs
Vinícius, antes de mais nada parabéns pelo ótimo post. Procurar informações explicativas na internet é cansativo, mas quando encontramos uma postagem clara como a tua tudo fica mais fácil.
Irei pela primeira vez para a Itália em janeiro/2018, e pretendo usar bastante trens. Mas estou preocupado com um pequeno detalhe que o teu post não me transmitiu segurança: a necessidade ou não de apresentar, impresso, o bilhete comprado on line.
Pergunto isso porque talvez seja mais prático para mim adquirir bilhetes via smastphone durante a viagem, onde não terei condições de imprimi-los.
Sendo assim, te pergunto: é certeza que não é necessário apresentar o bilhete impresso?
Muito obrigado, abraço e felicidades.
Olá Rubens,
Não é necessário apresentar o bilhete físico (impresso). Eu é que sempre imprimo todos os vouchers das minhas reservas por precaução, caso ocorra um imprevisto, como perder o celular ou acabar a bateria… Basta informar o código PNR da sua reserva ou a tela do celular com o CR code ao fiscal na hora da abordagem.
Abçs
Vinicius, tudo bom? Você sabe se é possível cancelar uma viagem de trem pela Trenitalia ou mesmo alterar o destino da mesma?
Olá Thales,
Vai depender do tipo de tarifa que você comprou. Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma taxa adicional. E a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até mesmo reembolso.
Abçs
Olá!! Saberia me informar informar qual o procedimento se eu perder o frecciargento? Consigo remarcar? Será que pago multa ou taxa extra? Obrigada!
Olá Susana,
Vai depender do tipo de tarifa que você comprou. Se você comprou a tarifa mais barata (“SuperEconomy”), não há possibilidade de qualquer modificação e se você perder o trem, não há nenhum tipo de reembolso. A tarifa “Economy” permite alteração de data/horário mediante pagamento de uma taxa adicional. Já a tarifa “Base” permite troca de data/horário ou até mesmo reembolso.
Abçs
Vinicius, parabens pelo post. Ajudou muito. Vi que há possibilidade de adquirir passagem de trem da TreNitalia pela TreMitalia, aqui no Brasil. Também vi que há algumas reclamações quanto a esta ultima. Que vc. me aconselha?
Olá Sebastião,
Como não utilizei o site brasileiro, não tenho opinião a respeito. Minha experiência foi comprando pelo site oficial da Trenitalia.
Abçs
Vinicius
A trenitalia tem um site e português (,com.br)
Posso comprar as passagens por ele? é seguro?
abs
Charles,
Como já disse em outros comentários, não comprei pelo site brasileiro. Por isso não tenho opinião a respeito. Minha experiência foi comprando pelo site oficial da Trenitalia.
Abçs
oi, preciso de uma informaçao. adquiri passagem pela trenitalia , diversas passagens, roma – napolis, veneza roma e agora numa unica compra, roma, firenze, milao e veneza em sequencia. e percebi que saiu como passageiro 1 e 2 , ambos com o meu nome. ha forma de alterar o nome do segundo passageiro? ou pode manter assim. somente nesta ultima aconteceu isso. nas demais estao eu e minha esposa
Newton
Na minha viagem, não foi solicitado o passaporte para conferir com o nome do bilhete, de maneira que não acredito que haja maiores problemas. Mas vale a pena tentar esclarcer sua dúvida junto ao SAC da empresa.
Abçs
Boa noite.. comigo aconteceu o mesmo estou indo em abril de 2019.
Me diz como foi sua viagem. Deu tudo certo no embarque com os bilhetes?
Pois a tremitalia não pode fazer nada para corrigir o nome do meu marido no meu bilhete…
Me conta como foi pois estou ansiosa quanto a este tipo de erro..
Quem tem mais de 65 anos tem desconto? Posso comprar pela internete?
Olá Maria thereza,
Tem uma tarifa Senior, mais barata, mas é só pra quem tem cadastro no programa de fidelidade da Trenitalia, chamado CartaFreccia. Na prática, não vale para turistas.
Estou tentando efetuar a compra através do site trenitalia.it e não consigo efetuar o pagamento através do meu cartão. Utilizei o mesmo para comprar nos sites da tap e airfrance sem problema nenhum. Alguma sugestão de como posso resolver? Ou outra forma de pagar?
Grata
Olá Kelin,
Algumas pessoas reportam esse tipo de problema. Não tenho como lhe ajudar. Já tentou entrar em contato com o seu cartão? Teria como você tentar com outro cartão?
Abçs
Olá! Estou em duvida p/ marcar assentos no trem. Você saberia dizer se na Italo segue mesma logica de ver a figura da frente do trem, assim os assentos estarão virados p/ frente? É que não consigo viajar de costas, sinto tontura e enjoo!
Trecho Florença – Veneza
Trecho Veneza – Milão
Muito obrigada!
Oi Fernanda,
Não sei como é a configuração dos trens da Italo.
Abçs
Olá, mais um esse e confiança em site getyourguide? no aguardo.
att nettus
Olá Nettus
Utilizei o GetYourGuide para comporar ingressos em minha vagem recente à Espanha e deu tudo cderto. Não tive problema nenhum.
Abçs
OLA, VC SABE ME INFORMAR COMO COMPRO PASSAGEM NA PROMOÇÃO 2X1 QUE TEM NO SÁBADO?
OBRIGADA.
Olá Elaine,
Acesse o site oficial e siga as instruções.
Abçs
Estou indo para Veneza em alguns dias e de lá para Paris de trem. Voce me recomenda qual trem? Thello ou Trenitallia?
Olá Lissa,
Nunca viajei com a Thello. não tenho parâmetro de compoaração.
Me ajudou muito! Vou agora dia 07/11/2018.
Esclareceu dúvidas, muito valioso seu blog!
Que bom que ajudou Débora! Fico feliz!
Abçs e ótima viagem!
Olá Vinicius.
Estamos pretendendo ir de Veneza a Viena no dia 30/12 para 4 adultos, no site da trenitalia aparece somente tarifa smart e trem noturno.. Minha duvida é como fazer para comprar as passagem para 4 pessoas (2 homens e 2 mulheres) na mesma cabine?
O que significa tarifa smart?
Olá Sandra,
A tarifa smart é um tipo de tarifa promocional sem reembolso ou possiblidade de alteração.
Em relação a ficar na mesma cabine ou vagão, basta selecionar os assentos todos juntos no momento da compra.
Abçs
Olá, parabéns pelo blog, achei ótimas essas dicas. Me ajudaram muito na compra das passagens de trem.
Obrigada
Oi Denise,
Fico feliz que tenha ajudado!
Abraços
Bom dia! Não sei se pode me ajudar.
Como faço para comprar passagem na Trenitalia de Florença (SMN) para Assis no trem: Freccialink LK005 que é trem + ônibus. No site da Trenitalia, aparece:
Firenze S. M. Novella Arrival
13:05 Assisi Piazza Unita’ D’Italia Duration
2h 40′
Train Freccialink LK005
Mas quando clico em cima para comprar, aparece a mensagem:
Freccialink not sellable with this connection
Olá Dato,
Infelizmente não posso te ajudar. Não tive essa experiência de comprar bilhete de trem+ônibus com a Trenitalia.
OI Vinicius
Estarei hospedado ao lado da estação Dateo em Milão e preciso ir para Genova de trem.
Vi que tem várias opções, mas estou em dúvida entre duas :
Vou para Dateo – Pavia – Genova, que demora mais ou
Dateo – Centrale – Genova, pelo Fresccia , mas tem umas conexões complicadas de trem e metro até a Centrale ?
Estou com criança…..
Grato e parabéns pelo site !!
Olá Marcos,
Com criança é tudo mais complicado. Se você não estiver seguro em relação às conexões faça a outra opção mais fácil, porém mais longa.
Abçs
Olá Vinicius! Super útil o post! Me tira só uma dúvida.. acabei comprando 2 trechos numa única operação (roma-veneza e veneza-milão) mas os nomes dos passageiros só saíram em um grupo de tickets (veneza-milão). Acha que eu posso ter algum problema com isso? Obrigada!
Olá Camila,
Na época, ninguém me pediu passaporte para conferir o nome com o do bilhete. Acho que não haverá problema.
O campo adulto ou criança não indica a idade inicial das “crianças”. Você saberia me informar?
Att,
Olá Alexandre, infelizmente não.