Em Santiago do Chile o transporte público funciona muito bem e consegue te levar para as principais atrações da cidade. Saiba como utilizar o metrô, ônibus, taxi e uber da melhor forma.
É verdade que Santiago oferece um sistema de transporte público eficiente e consegue atender muito bem aos turistas em geral. Por outro lado, em algumas situações pode ser mais interessante usar um taxi ou uber, claro, sempre tomando alguns cuidados para evitar problemas.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre as opções de transporte na capital chilena, o que é preciso para utilizá-las e daremos algumas dicas muitos importantes para evitar imprevistos e facilitar o seu deslocamento.
Tarjeta Bip!
Os metrôs e ônibus de Santiago não aceitam dinheiro. Para ter acesso a esses meios de transporte público você precisa utilizar uma tarjeta Bip, um cartão pré carregado que pode ser comprado em qualquer estação de metrô. Funciona de forma similar a de muitas cidades brasileiras, você compra o cartão, recarrega e simplesmente passa o mesmo no leitor antes de entrar no metrô ou ônibus.
Na última vez que estive em Santiago, a Tarjeta Bip custou 1.550 pesos, que equivalia a pouco menos de 10 reais em julho de 2018. Não achei barato, mas a grande dica é que um único cartão pode ser utilizado por várias pessoas. Estávamos em um grupo com 6 pessoas, sendo 4 adultos e 2 crianças, e compramos apenas um cartão para todos.
No momento da compra, já solicitei que fosse feita uma carga inicial de um valor que havia previamente calculado. No final da viagem sobrou saldo no cartão, pois acabamos fazendo alterações no decorrer da viagem que nos fez gastar um pouco menos. Minha dica é fazer uma recarga de 70% ou 80% do valor que imagina que irá gastar. Cada vez que você passa o cartão no leitor, o monitor informa o saldo. Fica fácil controlar e, havendo necessidade, basta solicitar uma recarga. É feito no mesmo local de conpra do cartão e o processo é super rápido.
Foi muito fácil utilizar um único cartão para todo o grupo. Uma pessoa ficava ao lado do leitor e ia passando o cartão enquanto todos atravessavam a roleta, um por um. As crianças passaram por debaixo, sem a necessidade de usar o cartão. No final a pessoa encostava o cartão pela última vez e atravessava a roleta.
Preço do Metrô
O valor da passagem do metrô em Santiago é variável, dependendo do horário. Basicamente existe uma tarifa padrão e outras duas, uma no horário de pico e outra no horário de baixa. Se você pensar bem faz bastante sentido, já que algumas pessoas podem tentar evitar o horário de pico por ser mais caro. Já outras podem tentar utilizar no horário de baixa por ser mais barato, e com isso acontece uma melhor distribuição das pessoas entre os horários. Bom, isso em teoria.
Horários de Segunda a Sexta | Punta Horário de Pico | Valle Horário Normal | Bajo Horário de Baixa |
07:00 - 09:00 18:00 - 20:00 | 06:30 - 07:00 09:00 - 18:0020:00 - 20:45 | 06:00 - 06:30 20:45 - 23:00 | |
Metro | $800 | $720 | $670 |
Ônibus | $700 | $700 | $700 |
Trem | $800 | $720 | $670 |
Metro + Ônibus | $800 | $720 | $700 |
Metro + Trem | $800 | $720 | $700 |
Na prática, a dica é evitar o metrô no horário de pico. Não é uma questão de economia, afinal a diferença é mínima para quem está viajando. O problema é realmente o volume de pessoas que pode fazer a sua experiência não ser muito agradável.
No final de um dos dias de nosso roteiro, pegamos o metrô no horário de pico, e ainda tivemos que trocar de linha para chegar ao nosso destino. Estávamos com crianças e idosos em nosso grupo e foi bem tumultuado. Não tivemos problemas de segurança, mas embarcar no segundo trecho, por exemplo, foi bem complicado.
Já nos finais de semana e feriados, não existe essa variação de tarifa. Independente do horário o valor cobrado é de acordo com a tarifa normal.
Sábado, Domingos e Feriados | Valle Qualquer Horário |
Metro | $720 |
Ônibus | $700 |
Trem | $720 |
Metro + Ônibus | $720 |
Metro + Trem | $720 |
Crianças não pagam. Na verdade não encontrei essa informação escrita de forma clara em nenhum local. Mas peguei a informação com minha amiga Rosi, que mora em Santiago e escreve o blog Nós no Chile. Na prática as crianças passam sempre por debaixo da roleta e é super natural. Fizemos isso na frente dos fiscais e não houve nenhuma reclamação. Nossos filhos tinham 4 e 6 anos na ocasião, mas eu diria que até uns 10 ou 12 anos é bem tranquilo passar sem pagar. Não sei como funciona com crianças maiores.
O serviço tem preços especiais para estudantes e idosos, mas esses benefícios não se aplicam a turistas.
O sistema de transporte público de Santiago ainda oferece opções de integração. Você pode pegar até 3 transportes seguidos pagando o valor de uma única passagem. Nas tabelas de valores acima citei a integração de metrô com ônibus e com trem, mas é possível fazer qualquer combinação, dependendo da sua necessidade.
Já contratou o Seguro Viagem?
Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem no Chile e aproveite suas férias. Faça uma cotação online na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05
Como Funciona o Ônibus?
Assim como o metrô, os ônibus de Santigo você também precisará da tarjeta Bip para utilizá-los, não sendo possível efetuar o pagamento em dinheiro. Acabamos não andando de ônibus, embora tivéssemos colocado alguns trechos em nosso roteiro. Na hora acabamos decidindo pegar um taxi para ganharmos tempo, sem falar no conforto.
De qualquer forma, acho importante os viajantes estarem preparados para andar de ônibus, pois em algumas situações pode ser bem útil. O metrô cobre boa parte dos pontos turísticos da cidade, mas existem algumas localidades em que o metrô não te deixará tão próximo do local. Cito aqui o Parque Bicentenário e o Museo Interactivo Mirador.
Linhas de Metrô e Ônibus
Poderíamos publicar aqui diversos mapas com linhas do transporte público de Santiago, mas sinceramente acho que isso mais confunde do que ajuda. A maneira mais fácil de se organizar antes da viagem é usando o Google Maps. Você tem acesso a ele tanto no seu computador pessoal como no celular, pelo aplicativo.
Pesquisamos antecipadamente e já sabíamos quais linhas de metrô e ônibus pegar em cada momento do roteiro. Esse planejamento é fundamental e faz você ganhar muito tempo na viagem.
Claro que imprevistos e mudanças de planos acontecem, mas ainda assim ter acesso ao Google Maps no celular durante a viagem é a melhor solução. Usando o celular e a sua localização do GPS fica ainda mais fácil consultar na hora a melhor forma de chegar a algum local da cidade com transporte público.
Fique ligado pois será necessário uma conexão de internet no seu celular para permitir tal consulta. Esse é um dos vários motivos pelos quais eu sempre viajo conectado com o chip internacional da EasySim4u. Acesso a internet é fundamental durante qualquer viagem e em breve escreverei como foi a nossa experiência de internet no Chile.
Internet no celular durante a viagemNão dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Taxi ou Uber?
Não pegue taxi em Santiago! Esse é um alerta que li em diversas ocasiões enquanto planejava nossa viagem. O motivo é a grande risco de ser enganado com uma variedade de golpes possíveis.
É comum relatos de turistas que deram voltas desnecessárias de taxi e tiveram sua corrida cobrada num valor maior do que o devido. Também é comum brasileiros reclamarem de receber notas falsas de troco dos taxistas. Outro golpe possível é você dar uma nota de alto valor e depois de misturar a nota com seu dinheiro, o taxista diz que a nota que você deu foi outra, de menor valor. Ainda se acostumando com a moeda estrangeira, muitos se confundem e acabam perdendo dinheiro.
Mesmo assim nós usamos taxi em Santiago, mas sempre fazendo a chamada do veículo através do aplicativo Easy Taxi (Android/iOS). Dessa forma ele era obrigado a fazer o trajeto correto, recomendado pelo aplicativo.
O pagamento pode ser feito no cartão, mas haveria a cobrança de IOF. No nosso caso, sequer adicionamos o cartão de crédito no aplicativo. Optamos pelo pagamento em dinheiro (efectivo, em espanhol), mas tivemos um cuidado adicional de pagar com valores bem próximos ao cobrado da corrida, evitando trocos elevados. Ainda assim, como fazemos uma avaliação do motorista no aplicativo, a chance de um golpe era mínima. Deu super certo.
O Uber ainda não estava legalizado em Santiago em julho de 2018, embora funcionasse perfeitamente. Isso por si só não era um problema para nós, mas como viajávamos com crianças, seria necessário transportá-los em cadeirinhas. Na prática, encontramos brasileiros com crianças usando Uber sem cadeirinha mas, para evitar problemas, preferimos usar o taxi porque neste caso não existe essa obrigatoriedade. Outra opção é chamar o UberKids, já disponível na cidade, porém com uma tarifa maior.
No final das contas o Uber se mostrou um pouco mais barato do que o taxi, então acho que pode ser sua primeira opção. Havendo uma preferência pelo taxi, independente do motivo, use sempre o aplicativo. Nesta simulação, o trajeto da Plaza de Armas até o Sky Costanera teve um custo de $5.100 pesos pelo Easy Taxy e $4.339 no UberX. É bem verdade que pelo aplicativo de taxi ainda existe uma opção mais econômica, com 15% de desconto, que igualaria os preços. Não entendemos exatamente como funcionava, se seria chamado um taxi ou um carro convencional, então acabamos usando a opção padrão.
Passeios Bate e Volta
Quem está em Santiago, muitas vezes tem interesse em visitar regiões próximas, seja um passeio para uma vinícola, para uma cidade vizinha, ou para as montanhas. Nestes casos o transporte público dificilmente irá te ajudar e será necessário pensar numa outra alternativa de transporte.
É sempre possível alugar um carro e conhecer por conta própria algumas regiões. Para saber se vale a pena é sempre bom considerar a quantidade de pessoas, o custo do aluguel e do combustível. Em alguns casos a liberdade e facilidade do carro pode compensar.
Alugar um carro pode ser uma ótima opçãoA melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.
Em muitos outros, como no passeio de Cajón del Maipo no inverno, vale mais a pena contratar uma agência e fazer o passeio com segurança e conforto. Se o objetivo for conhecer uma vinícola e fazer uma degustação de vinhos, uma agência também pode ser útil, evitando que você dirija na volta, depois de ter bebido. Passeios para Farellones e Valle Nevado durante o inverno também são mais seguros se feitos com uma empresa experiente.
Em nossa última viagem a Santiago experimentamos e aprovamos os serviços da Destino Chile, uma agencia de brasileiros especializada em receber turistas do Brasil. Você poderá fazer um orçamento online sem compromisso e aproveitar o atendimento personalizado que eles oferecem aos leitores do Para Viagem.
Transfer para o Aeroporto
Já no caso do deslocamento para o aeroporto de Santiago, é inviável utilizar o transporte público. Neste caso eu recomento o bom e velho transfer, principalmente se você tiver viajando em família.
Em nossa última viagem utilizamos os serviços da Transfer Brasil, uma empresa brasileira especializada em atender essa demanda de turistas vindos do Brasil. A grande vantagem é o atendimento em português que facilita o contato prévio e o esclarecimento de eventuais dúvidas.
O artigo que conta nossa experiência com a empresa já está disponível. Confira todas as vantagens de utilizar um transfer em Santiago com atendimento em português.
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.
Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.
Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.
Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.
Fui a Embalse El Yeso e fiquei completamente encantada. Não há máquina q capture a emoção e a beleza do lugar. Voltei ontem de Santiago e já estou c saudade. Pegamos um dia lindo de verão. Venta bastante. Mas o calor lá e de matar. Valeu MT!
Boa noite!
Estou organizando uma viagem para Santiago, no próximo mês de Janeiro, juntamente com esposa e 2 filhos. Estava pensando em comprar apenas 1 tarjeta BIP para nós quatro, contudo tenho uma duvida: ao fazer a integração, saindo do metrô e pegando o ônibus, por exemplo, só ficará isento de uma nova tarifa o primeiro que passar a tarjeta ou todos os 4 ficaram isentos?