O blog “Para viagem” surgiu a partir da experiência de um grupo de amigos que tem em comum uma paixão: viajar.
Planejar uma viagem não é fácil. Requer muita paciência e tempo de antecedência para pesquisar desde a companhia aérea, o hotel, os passeios, os restaurantes, os mapas, o trânsito e meios de transporte, além das dicas preciosas que as pessoas compartilham no mundo virtual.
Cada vez que planejo uma viagem, passo meses com antecedência pesquisando sobre cada cidade. Não gosto de viajar de excursão, com pacote fechado por operadora de turismo, pois nos deixa presos à programação do grupo. No máximo fecho a parte aérea ou hotel se for vantajoso financeiramente. Além do mais, a curtição da viagem já começa desde a sua preparação, o que intensifica ainda mais as expectativas pela experiência que está por vir.
O que deu certo e o que deu errado para cada um também agrega experiência para todos. Às vezes alguma coisa não dá certo, mas o espírito do “travel on my own” é esse mesmo. Até porque o perrengue muitas vezes é o que dá mais assunto e fica marcado pra sempre na nossa memória. Faz parte da vida do viajante passar por algumas dificuldades e isso só agrega mais experiência para futuras viagens. Uma viagem onde nada dá errado perde um pouco do seu encanto, acaba não sendo vivida em sua plenitude.
A primeira vez que fui a Nova York, foi um divisor de águas na minha vida de viajante. Até então eu viajava de excursão ou com grupos de pessoas onde eu não me envolvia muito no planejamento.
Fiz essa viagem apenas com minha mulher e fizemos absolutamente tudo pela internet. Reserva de hotel, de vôo, compra de ingressos para passeios, shows e aluguel de carro. Foi uma boa oportunidade para assumir sozinho os riscos. Se desse errado, talvez minha carreira terminasse ali mesmo. Dando certo, o entusiasmo iria contagiar família e amigos e me estimular a aprimorar cada vez mais minha veia turística.
Felizmente aconteceu a segunda opção e hoje, posso dizer que valeu muito a pena arriscar. Esse, aliás, é o grande 'calcanhar Aquiles' de muita gente. As pessoas às vezes preferem se acomodar por medo.
Ainda não reservou seu Hotel?A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.
Não posso negar que senti um frio na barriga quando me vi em plena 5ª Avenida olhando para aqueles arranha-céus gigantescos ao meu redor prontos para me engolir. Mas a certeza de que o risco iria compensar foi rapidamente confirmada quando passei pela Times Square indo para um espetáculo na Broadway já na primeira noite. A energia daquele lugar é indescritível. Valeu cada minuto que passei planejando aquela viagem. E até hoje, quando descrevo para as pessoas o que senti naquele momento, vivo aquilo intensamente.
O fato é que a partir de então, a necessidade de viajar só aumenta e os amigos e parentes volta e meia, decidem fazer uso dos meus serviços de guia turístico. Até já passou pela cabeça largar meu emprego público do qual tenho estabilidade, para trabalhar com Turismo. Preferi, entretanto compartilhar minhas experiências no blog.
De tudo isso, a lição que posso tirar é a seguinte: viajar é uma experiência engrandecedora em todos os sentidos, seja pra qual destino for. Mas aquela viagem que a gente planeja todos os detalhes, desde a escolha do lugar até o roteiro final, é como um filho que está sendo gerado na barrida da mãe. A gente curte ao longo de toda a gestação, não apenas depois que ele nasce. Já faz parte da nossa vida desde a fecundação.
Neste blog pretendemos expor algumas experiências positivas e negativas por nós vividas em alguma viagem, trazendo dicas legais que nos foram úteis em algum momento ou mesmo repassar uma informação que encontramos em algum lugar.