Abolido o Formulário I-94

Desde o final de abril/2013 não é mais preciso preencher o formulário I-94 ao entrar nos Estados Unidos, nem se preocupar em guardar o canhoto para entregar na saída.

Até pouco tempo atrás, todo mundo que entrava nos Estados Unidos tinha que preencher um formulário e entregá-lo na imigração na chegada. Um canhoto era grampeado no passaporte que era devolvido na saída. Esse canhoto se fosse perdido, causava um sério problema na volta.

Mas desde o dia 30/04/13, o preenchimento do formulário conhecido como Formulário I-94 não é mais exigido, segundo informado pelo Órgão de Fiscalização de Fronteiras – CBP (Customs and Border Protection).

O objetivo da medida é otimizar o processo de admissão de estrangeiros, reduzindo as filas da imigração e abolindo o papel, com menos burocracia, já que todas as informações necessárias dos passageiros estarão disponibilizadas para os agentes alfandegários no sistema eletrônico.

Essa medida é bastante salutar especialmente para quem viaja a turismo e se enrola com o preenchimento de tantos papéis e formulários. Já basta aquele questionário interminável do visto, não é mesmo?

De qualquer forma, se alguém precisar de um comprovante de entrada nos EUA, poderá acessar o formulário no próprio site do CBP.

Seguindo essa mesma tendência de abolir papéis, desde 2012 a Alfândega brasileira já aboliu o preenchimento do Formulário de Declaração de Bagagens.

Na prática, a única mudança é que você não precisa mais se preocupar em ter caneta para preencher esses formulários, pois as regras permanecem as mesmas quanto a limites e isenções.

Ou seja, você continuará a depender da sorte e da boa vontade do fiscal, já que o simples preenchimento do formulário dizendo que não há bens a declarar não era nem nunca será garantia de passagem livre.


55 Comentários
  1. Jaqueline
    Jaqueline

    Opa! Que boa notícia!
    Menos uma preocupação no avião!

    • Vinícius Miranda

      Olá Valdinete,
      Nunca cheguei nos EUA sem hotel reservado, nem nunca me pediram comprovante da reserva do hotel na imigração.
      Eles costumam perguntar o motivo da viagem e o período que pretendo ficar.
      Acredito que não haja maiores problemas se você mostrar sua passagem de volta.
      Fique atenta para período de alta temporada, pois os hotéis ficam lotados e é mais difícil encontrar vaga.
      Sugerimos sempre que o turista já saia do Brasil com o hotel reservado para evitar imprevistos.
      Obrigado pela visita e boa viagem.

    • Vinícius Miranda

      Olá Nori,
      Em alguns aeroportos existem funcionários brasileiros para ajudar.
      Na sua vez, apenas diga que não sabe falar inglês que provavelmente o agente da imigração arrumará um jeito de se fazer entender.
      Relaxe e boa viagem!

  2. Vinícius Miranda

    Otávia,
    Em regra os EUA exigem validade de 6 meses da data do retorno da viagem, mas alguns países como o Brasil eles abriram mão dessa exigência. Então, a rigor se você retornar um dia antes da data de expirar o seu passaporte não teria problema.
    No caso da sua pergunta, você retorna de viagem no dia 07/08/15 e o passaporte vale até 06/02/16 e não 06/02/15, correto? Não tem problema!!!!

    • Vinícius Miranda

      Olá Felipe,
      O formulário 6059B continua sendo obrigatório. Você deverá preenchê-lo na chegada e entregar ao oficial da imigração. Logo, não há preocupação de perda, pois você não ficará com nenhum comprovante.
      O formulário I-94 é que era preciso guardar o canhoto para entregar na saída, mas como dito na matéria, o mesmo foi abolido.
      Abraços

    • Vinícius Miranda

      Olá Patrícia,
      Infelizmente não saberia te dar essa informação.
      Sugiro que você procure se informar diretamente junto ao Consulado dos EUA. Certamente eles terão informações mais precisar para te dar.

    • Vinícius Miranda

      Olá Julia,
      Na época do Formulário I-94, a data limite para deixar os EUA ficava carimbada no canhoto grampeado no passaporte.
      Depois que ele foi abolido, a data passou a constar do carimbo de admissão que é colocado pelo fiscal no seu passaporte no momento da imigração. Em geral são 6 meses.
      Abraços

    • Vinícius Miranda

      Olá Ellen,
      Se quando você retornou ao Brasil, não entregou o canhoto do formulário ao agente da imigração, recomendo que você entre em contato com a Embaixada, e siga as orientações contidas neste link.

    • Vinícius Miranda

      Cristiano,
      Agora todas as informações ficam no sistema. No momento de passar na imigração na saída, eles darão baixa. Se você precisar de algum comprovante, acesse o site da CBP (Customs and Border Protection).
      Abçs

    • Vinícius Miranda

      Olá Carlos,
      Para brasileiros com visto, não há necessidade de preenchimento de nenhum formulário online. Salvo se você possuir dupla cidadania e tiver o passaporte de outro país que não precise de visto. Nesse caso, é preciso fazer a solicitação on-line que você mencionou. Para maiores informações sobre o Programa ESTA, clique aqui.
      Abçs

    • Vinícius Miranda

      Olá cilene,
      Acabei de retornar dos EUa e não precisei preencher nenhum formulário dessa vez.
      Sobre a entrevista, responda apenas ao que lhe for perguntado. Se perguntarem o motivo da visita, diga que irá apresentar um trabalho e ficará “x” dias, em “tais” lugares.
      Abçs

Totos os direitos reservados