A partir de agora será possível comprar um IPhone no Brasil mais barato que nos EUA. Descubra como.
A nova loja da Fnac localizada na área restrita de embarque (freeshop) do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos está anunciando a venda do novo modelo 5S 16GB desbloqueado por U$ 649,00.
O preço é o mesmo dos Estados Unidos, mas se você levar em consideração que aqui não há pagamento de “sales tax”, não há IOF do cartão de crédito e ainda pode parcelar a compra em até 3 vezes, a vantagem é muito maior.
Se você for embarcar por outro Terminal, não tem problema, porque existe acesso até o Terminal 3 dentro da área de embarque.
A loja aceita pagamento em reais, dólar e euro. O preço em real varia de acordo com o câmbio do dia.
DICA: Compre o seu Iphone no freeshop de partida, porque os produtos recebem o mesmo tratamento pela Receita Federal daqueles adquiridos durante a viagem. Assim, o produto fica fora da cota de U$ 500,00 dos produtos trazidos de fora, pois é considerado bem de uso pessoal. Se você for comprar no freeshop da chegada, ele não será considerado bem de uso pessoal.
De acordo com a Fnac, o produto é importado, portanto, não está homologado pela ANATEL.
A princípio isso não seria um problema, apenas o encaixe da tomada é diferente. E há também uma grande discussão em relação à extensão da garantia internacional da Apple.
Mas existem boatos de que a ANATEL pretende cadastrar todos os celulares produzidos no Brasil, como forma de coibir a pirataria e bloquear aqueles que não estejam homologados.
Segundo a Agência Reguladora, a partir de junho será iniciado um sistema experimental de controle, mas garante que nenhum aparelho será bloqueado a principio, até mesmo porque a Copa está aí e os estrangeiros, em tese, acabariam ficando com seus aparelhos bloqueados.
Ainda não reservou seu Hotel?A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.
Outros dizem que o objetivo não seria bloquear aparelhos comprados legitimamente no exterior, porque não seria bom para a imagem do Brasil especialmente num momento de projeção internacional como este, com Copa do Mundo e Olimpíadas pela frente. A ideia seria tão somente bloquear os aparelhos de origem desconhecida.
A verdade é que ainda não existe uma definição da forma como esse controle será exercido. De qualquer maneira, enquanto a ANATEL não definir e aprovar regras para aparelhos importados, os mesmos continuarão funcionando normalmente no Brasil.
Atualização feita em 18 de maio de 2014:
Como toda notícia boa dura pouco, depois de menos de uma semana de inauguração, não foi bem isso o que aconteceu.
A Receita Federal ainda não teria dado autorização para a Fnac atuar como “loja franca” e, por essa razão, se ela honrasse o preço anunciado, iria ficar no prejuízo, já que haveria incidência de impostos. Somente as lojas consideradas francas podem vender produtos importados em moeda estrangeira e sem impostos, como é o caso da rede Duty Free.
O resultado foi que os IPhones simplesmente esgotaram. Não se sabe se a loja realmente honrou o preço anunciado nas primeira unidades vendidas, ou se os retirou das prateleiras quando viu que haveria incidência de impostos.
Outros produtos como IPad e Mac Book estavam sendo vendidos com os impostos.
Seguimos acompanhando a novela e atualizando informações. Esperamos que o final seja feliz para nós!!
Olá ana Cláudua,
Sendo apenas um IPhone, não precisa declarar porque ele é considerado de uso pessoal.
É até recomendável que seu filho utilize o telefone durante a viagem para que fique caracterizado que é de uso pessoal.
Abçs