Confira o nosso relato de como fazer para retirar (e devolver) um carro alugado no Aeroporto Internacional de Toronto e tire suas dúvidas sobre esse processo.
Quando estava fazendo meu planejamento de viagem ao leste do Canadá, vi que a melhor maneira de me deslocar de Toronto para Niagara Falls seria alugando um carro.
Como não estou muito acostumada a fazer isso nas viagens que faço, fiquei um pouco insegura em ter que dirigir dentro da zona urbana de Toronto, com todas as regras de trânsito exigidas e tal.
Foi aí que me ocorreu a ideia de alugar o carro no Aeroporto Internacional Toronto Pearson. Ele não só estava fora do “fervo” da cidade (fica num local vizinho chamado Missisauga), como também estava no caminho que eu faria até Niagara Falls.
Neste post, vou contar como fazer para retirar (e devolver) um carro alugado no Aeroporto Internacional de Toronto.
E como é de praxe nos meus posts aqui no blog, ainda trarei o relato de como foi a minha experiência.
Leia também:
Entendendo o Aeroporto Internacional de Toronto (Pearson)
O aeroporto de Toronto possui apenas dois terminais, sendo cada um deles identificado por números não consecutivos: o Terminal 1 (maior) e o Terminal 3 (menor).
Um ponto que facilita bastante os turistas é o fato de que há locadoras em ambos os terminais.
Ou seja, independente de onde você chegar (seja de avião ou vindo da cidade), não será necessário ter que se deslocar até o outro terminal. Isso economiza tempo na sua viagem.
Outra coisa bem funcional: os balcões de atendimento das locadoras ficam dentro do estacionamento dos terminais.
Assim que o atendente libera o aluguel, não precisa ter que se deslocar pra longe – os veículos já estarão ali do lado, à disposição do cliente.
Isso também resulta num ganho de tempo importante.
Chegando ao setor de aluguel de carro no Terminal 1
Independente de qual pavimento você tiver, terá que se dirigir para o extremo leste do terminal e pegar o elevador até o LEVEL 2.
Saindo nele, você irá pegar uma passarela que seguirá até o prédio do estacionamento (seta vermelha no mapa).
Não se preocupe: nesse pavimento haverá uma série de placas indicando “CAR RENTAL”. E junto com ele, haverá o ícone de um carro com uma chave e um $.
Chegando ao edifício do estacionamento, encontraremos um hall de elevadores. Pegue um deles e vá para o GROUND LEVEL.
Pronto: você chegou ao setor com os balcões das locadoras.
Chegada ao setor de aluguel de carro no Terminal 3
Aqui é ainda mais fácil, já que esse terminal é menor.
Estando no Desembarque (ARRIVALS), basta atravessar as pistas em direção ao estacionamento.
Pronto. Logo você irá se deparar com as placas indicando setas para a esquerda, em direção aos balcões de aluguel.
Retirando o carro alugado no Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Toronto: Minha experiência
Como estava com a escapada até Niagara Falls programada no roteiro, fiz a minha reserva antecipadamente pelo site da Rentcars – que atendeu a todas as minhas expectativas.
Uma coisa bacana foi que o site facilitou a minha vida e comparou os preços em várias locadoras diferentes. Ou seja, eu não precisei ficar entrando no site de cada uma pra fazer a cotação.
E ainda foi possível pagar em real (sem IOF), além de me darem a opção de poder parcelar a compra ou pagar a vista com desconto.
Alugar um carro pode ser uma ótima opçãoA melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.
Com o papel da reserva em mãos, me dirigi até o balcão da locadora no Terminal 1 (optei pela Alamo). A atendente me pediu o passaporte + a minha carteira de habilitação brasileira (que é válida no Canadá) + o cartão de crédito.
Nesse momento, também foi exigido a CNH e o passaporte de uma das minhas primas que estava comigo, que também iria dirigir.
Isso é importante. Em caso de problemas, o motorista que estiver no volante tem que estar cadastrado no sistema da locadora, para que o seguro contratado possa valer.
Tudo registrado? Fomos direcionadas para dentro do estacionamento (que fica ao lado do setor com os balcões). E uma nova atendente nos apresentou os veículos pertencentes à categoria que escolhemos.
Uma coisa que me chamou a atenção: depois que a funcionária mostrou os veículos, ela simplesmente disse que as chaves ficavam na ignição e depois saiu andando. Simplesmente evaporou!
Ou seja: nada de conferir arranhões, avarias, nível de gasolina... Mostrar como abre a mala do carro ou como abre o tanque de gasolina? Nem pensar!
Achei isso meio tenso, pois como iria provar depois que um pequeno arranhão já estava no carro antes de eu alugar?
Por via das dúvidas, fotografei algumas coisas erradas que vi no carro (eram bem poucas, devo dizer). Mas nem foi preciso! O funcionário que recebeu o carro no final só se preocupou em ver o nível da gasolina.
Como o tanque estava cheio, ele deu o “ok” e entregou um recibo. Fim de papo.
É fácil sair dirigindo do Aeroporto de Toronto?
Quando olhamos o mapa do entorno dos estacionamentos, bate um certo medo porque é um verdadeiro ninho de pistas, que se embolam entre si. Especialmente pra quem sai do Terminal 1.
Mas confesso que foi bem mais fácil do que eu esperava, já que o local é bem sinalizado. Basta apenas saber para qual avenida ou estrada você quer ir e a direção.
No meu caso, estava retirando o carro no Terminal 1 e o meu objetivo era pegar primeiro a Highway 409 direção norte. Fui seguindo as placas e logo estava na minha rota.
Quando pegamos um carro alugado, geralmente ficamos um pouco confusos de início. Tanto com o veículo, quanto com as pistas à frente.
Saindo do estacionamento da locadora do Terminal 1, vá pegando sempre os acessos para a direita, até encontrar as placas com a direção que você quer.
Digo isso porque, no meu caso, o GPS do Google Maps ficou confuso no momento que saí com o carro da locadora. Ele não me traçava nenhuma rota.
Resultado: acabei dando 2 voltas desnecessárias ao redor do prédio do estacionamento. Até entender que teria que seguir sempre à direita, se quisesse sair daquele local.
Logo que saí do entorno do estacionamento, encontrei as placas que indicavam a rodovia que teria que ir. Só nesse momento que o GPS conseguiu se localizar e me dar o caminho a ser seguido.
Não tive a experiência de retirar o carro no Terminal 3, mas dando uma olhada no Google Street View, achei o acesso bem mais simples. Saindo do estacionamento da locadora, basta seguir sempre em frente, até se deparar com as placas com as direções para as rodovias.
Devolvendo o carro alugado no Aeroporto Internacional de Toronto
Quando estamos nos aproximando do aeroporto, a primeira coisa que temos que procurar é pelas placas indicando o terminal queremos ir.
Isso é importante porque é obrigatório devolver o carro no mesmo terminal onde o retiramos.
Uma vez pegando a pista para o terminal desejado, o próximo passo é procurar pelas placas onde há escrito “CAR RENTAL RETURN”. Basta segui-las, que logo você encontrará a entrada para o local de devolução.
Cada locadora possui uma entrada própria. Mas não se preocupe: é bem sinalizado e basta procurar pela placa específica com o logotipo da sua locadora.
Uma vez lá dentro, basta estacionar o carro e esperar o funcionário se aproximar para receber o carro.
Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.
Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.
Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.
Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados nos Estados Unidos, Canadá e México, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.
Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.
Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.
Boa tarde!
Tive a experiência de alugar um carro pela Hertz, agora no final do ano!
Tb para ir à Niagara Falls!
Como já estava em Toronto, alugamos na loja existente no Eaton Centre( estação Dundas)!
E é por aí, o funcionário te entrega as chaves, dá a localização do carro no estacionamento, e só falta falar :
-se vira!
Só no meio do caminho, quando fizemos uma parada, que reparei que o carro estava sem a placa dianteira!
Mas isso não atrapalhou!
Bem, na volta, realmente , para devolução no aeroporto, pois àquela hora era onde poderíamos fazer a devolução !
Usando o Waze, nos levou à entrada da Hertz!
E não se assustem, pois na entrada do estacionamento tem um dispositivo parecido com os que vemos em alguns filmes, cheio de ferros pontudos, para furar os pneus, acreditamos que seja para quem tentar sair por ali, ou se depois de entrar, tentar voltar!
Confesso que ficamos na dúvida sobre o que fazer, mas encaramos e passamos !
Nada aconteceu de ruim!
Graças a Deus!
E, finalizando, outra grande experiência foi pegar o trem para ir do aeroporto para o centro, na Union Station, para pegar o metrô!
É um trem realmente fantástico!
E o mais legal é que vc chega na plataforma, mas vc não vê nem trem nem trilho, no primeiro momento, pq existe uma estrutura, que chamei de carenagem, que deixa o trem oculto!
Quando o trem chega, aí que vc se dá conta !
Pq as portas dessa carenagem se abrem ,totalmente casadas com as do trem!
Iana vez dentro, super confortável, com excelentes poltronas e maleiros suficientes para a sua bagagem
!Ou seja , duas grandes experiências num único dia!
Oi, Joel!
Muito legal seu relato! Só vem a acrescentar ao post. 😉
Obrigada!
Grande abraço