Nova Alíquota de IOF para Transações com Cartões Pré-Pagos no Exterior

A nova alíquota do IOF que incidirá sobre transações no exterior realizadas com cartões de débito e pré-pagos vai elevar ainda mais o custo das viagens internacionais. Confira.

Alíquota de IOF para Cartões Pré-Pagos

Alíquota de IOF para Cartões Pré-Pagos

Há alguns meses escrevemos uma matéria sobre os prós e contras das diversas modalidades de compras no exterior.

Todavia, desde o último dia 28 de dezembro, entrou em vigor a nova alíquota do IOF para compras realizadas com cartões de débito, pré-pagos e traveler cheques. Antes era 0,38% e agora passou a ser 6,38%, a mesma dos cartões de crédito.

O governo alega que a medida visa "conferir isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira realizadas por meio de cartões de crédito internacionais". Na verdade, o que se pretende de fato é conter o consumo dos brasileiros no exterior e aumentar ainda mais a arrecadação.

Depois do aumento do IOF dos cartões de crédito, esta modalidade de compra passou a ser menos atrativa para os brasileiros que começaram a utilizar os cartões pré-pagos e de débito que à época mantiveram o IOF em 0,38%.

Houve um crescimento dos cartões pré-pagos que se tornaram uma opção bastante atraente exatamente porque o IOF era de apenas 0,38%. Agora, com a alíquota igual a do cartão de crédito, a melhor opção volta a ser o dinheiro em espécie (cash) que continua, pelo menos por enquanto, com IOF a 0,38% até maio/16 tinha IOF de 0,38%, mas já aumentou para 1,1%, mas ainda assim, é mais vantajoso que as outras modalidades.

Agora, uma das poucas vantagens que o cartão pré-pago ainda pode ter em relação ao cartão de débito diz respeito à flutuação do câmbio, na medida em que a taxa do câmbio do pré-pago é a da data do carregamento e a do cartão de crédito é a da data do pagamento da fatura.

Má notícia para quem está planejando sua viagem para os próximos meses ou que já está “em trânsito” e ainda não sabe da novidade.

Leia também: Devo Levar Cartão ou Dinheiro para Minha Viagem?


2 Comentários
  1. Alexandre Liberal

    Mas e a questão da segurança? Teremos de andar com notas e corre o risco de ser assaltado? Pretendo ir pros EUA.

    • Rafael Miranda

      Levar o dinheiro em cash é a melhor opção em relação ao imposto, pois tem a menor alíquota, apenas 0,38%.
      Agora, certamente trabalhar com cartão de crédito ou pré-pago é muito mais seguro, mas você paga 6% a mais de tudo que gastar para ter essa segurança.
      O importante é saber as vantagens é os riscos de cada opção e escolher a forma mais adequada à sua viagem.

Totos os direitos reservados